Imposto de renda pessoa física

Tempo de leitura: 4 minutos

imposto de renda pessoa física
imposto de renda pessoa física

O imposto de renda pessoa física é um tributo que deve ser pago pelos contribuintes que ganham acima de um determinado valor. A alíquota é determinada de acordo com a faixa de renda.

O valor a ser pago de imposto de renda é calculado sobre o total de rendimentos auferidos no ano-calendário anterior.

As principais fontes de rendimento tributáveis são:

  • Salários;
  • Aposentadorias;
  • Rendimentos de capital;
  • Rendimentos de aluguéis;
  • Ganhos de capital.

Existem, ainda, rendimentos isentos ou não tributáveis, como por exemplo, os valores recebidos a título de seguro-desemprego e aposentadoria por invalidez.

O imposto de renda pessoa física é apurado anualmente e deve ser pago até o dia 30 de abril.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve preencher a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, que é enviada pelo Fisco a cada ano.

Na declaração, o contribuinte deve informar todos os seus rendimentos auferidos no ano-calendário anterior, bem como as deduções que tem direito, como o pagamento de despesas médicas e educacionais.

Imposto de renda retido na fonte

O imposto de renda pessoa física retido na fonte é um tributo que é cobrado pelo governo federal e é descontado diretamente da folha de pagamento dos trabalhadores. Ele incide sobre os rendimentos do trabalho e é calculado com base na tabela IRRF.

O valor do imposto de renda retido na fonte é calculado sobre o valor bruto da folha de pagamento, considerando o salário base, as gratificações, os benefícios e outros rendimentos.

Para saber o valor do imposto de renda retido na fonte, basta acessar a tabela IRRF disponível no site da Receita Federal.

Quem deve declarar o imposto de renda?

Entre os trabalhadores que são obrigados a declarar o imposto de renda pessoa física estão os assalariados, os autônomos, os funcionários públicos e os pensionistas.

Para declarar o imposto de renda, é necessário que o contribuinte tenha um número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido.

Para realizar a declaração, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o programa ou preencher online.

As principais deduções permitidas são:

  • Despesas com educação;
  • Doações;
  • Despesas médicas;
  • Despesas com previdência privada.

O contribuinte também pode optar por abater o valor do imposto de renda pago no exterior, nas situações legalmente previstas.

Quem não paga o imposto de renda?

Algumas categorias de trabalhadores estão isentas do pagamento do imposto de renda pessoa física, como os aposentados e pensionistas até o limite de isenção.

A isenção do imposto de renda é concedida aos trabalhadores que recebem até R$ 1.903,98 por mês.

Além disso, o contribuinte também pode se beneficiar com a isenção do imposto de renda se tiver um dependente menor de 21 anos, se for portador de deficiência ou se tiver uma doença grave.

A isenção do imposto de renda também é concedida aos trabalhadores que recebem gratificações por função, como os policiais militares, os agentes penitenciários e os bombeiros.

Leia: Imposto de Renda Sobre Ganho de Capital. Vendeu Bens Móveis ou Imóveis e Teve Lucro? Leia este artigo!

Como é calculado o imposto de renda?

O imposto de renda pessoa física é calculado de acordo com a tabela IRRF disponível no site da Receita Federal.

O imposto de renda incide sobre o valor bruto da folha de pagamento, considerando o salário base, as gratificações, os benefícios e outros rendimentos.

Para saber o valor do imposto de renda retido na fonte, basta acessar a tabela IRRF disponível no site da Receita Federal.

Quanto tempo o contribuinte tem para declarar o imposto de renda?

A declaração do imposto de renda pessoa física é um documento muito importante e deve ser entregue à Receita Federal até o dia 30 de abril. A melhor forma de fazer isso é através da internet, pois assim você pode ter acesso a todas as informações necessárias e fazer a declaração de forma mais rápida e simplificada. No entanto, se você tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato com a Receita Federal para solicitar ajuda.

Conclusão

O imposto de renda pessoa física é um tributo cobrado pelo governo federal sobre a renda dos contribuintes. A alíquota do imposto varia de acordo com a faixa salarial do contribuinte, sendo que as pessoas com menor renda pagam uma taxa mais baixa. O objetivo do imposto de renda é arrecadar recursos para o governo e assim financiar as diversas áreas da administração pública, com os serviços prestados chegando à população.

ARKA Online Contabilidade

A ARKA Online Contabilidade possui uma equipe de especialistas em imposto de renda pessoa física!

Oferecemos a melhor assessoria para a sua declaração, garantindo que todos os seus impostos sejam pagos de acordo com a lei. Além disso, também fazemos a declaração do imposto de renda de forma online, de modo que você possa enviar todas as informações necessárias e receber os documentos com toda segurança.