Contribuinte deve receber informe de rendimentos do Imposto de Renda 2023 até 28 de fevereiro

Tempo de leitura: 3 minutos

As empresas devem fornecer ao seu pessoal o informe de rendimentos de 2022 até o final de 28 de fevereiro, que é a próxima terça-feira. Os bancos e corretores devem também apresentar a seus clientes o informe de seus rendimentos até essa data.

Para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2023, o contribuinte necessita dos informes de rendimentos.

A Receita Federal analisa os dados do informe, para determinar o montante de impostos pagos por cada indivíduo durante o ano anterior e se houve alguma inconsistência, como a evasão fiscal. A declaração fornece detalhes sobre a renda total que o trabalhador obteve no ano anterior e o Imposto de Renda Retido na Fonte para a mesma duração.

O contribuinte deve estar ciente de que o prazo para a apresentação da declaração de imposto de renda está se aproximando e este ano é entre 15 de março e 31 de maio.

A Receita Federal anunciou que a temporada de declaração de impostos para 2023 começará e terminará em uma data posterior ao normal, o que permitirá que os contribuintes se beneficiem da nova declaração pré-preenchida.

Durante este período, é essencial que o contribuinte já reúna os documentos essenciais para tornar mais simples o processo de apresentação da declaração de imposto a Receita Federal.

Leia: Descubra Como Evitar os 7 Erros Mais Comuns no Imposto de Renda

Como obter os informes de rendimentos?

Os documentos podem ser enviados pelo correio ou acessados através da Internet e de aplicativos bancários pela Internet. Se o empregador ou banco não entregar os comprovantes em tempo hábil ou distribuí-los com erros, eles serão obrigados a pagar uma penalidade.

A declaração do empregador deve consistir nos valores totais de cada salário para o ano 2022, mais o 13º salário, e qualquer outra receita obtida durante o período, como uma participação nos lucros. O contribuinte deve estar de posse dos relatórios de cada instituição financeira onde tem uma conta, bem como de quaisquer negócios para os quais trabalhou em 2022, mesmo que o acordo tenha sido rescindido.

Além dos patrões, os bancos e outras instituições são obrigados a oferecer relatórios de renda a seus clientes que contenham informações sobre investimentos financeiros e saldos de contas. As empresas de seguro de saúde e entidades educacionais são obrigadas a fornecer documentos que mostrem os valores recebidos dos contribuintes, o que, nesta situação, é para deduções do imposto de renda.

Sem os detalhes necessários, o contribuinte será incapaz de utilizar adequadamente o aplicativo para completar sua declaração de impostos.

É vital salientar que as empresas são obrigadas a tornar o documento acessível, mas sua inexistência não isenta o contribuinte de apresentar os fatos sobre seus ganhos antes da data de vencimento de 31 de maio.

INSS já disponibilizou o Informe de rendimentos

As pessoas que se aposentaram ou estão recebendo pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já podem baixar o informe de rendimentos. Isto pode ser acessado no site ou no aplicativo Meu INSS. Para ter acesso, elas devem fazer o login usando suas credenciais do Gov.br.

É importante observar que é possível o indivíduo obter o documento na instituição financeira onde seu benefício é depositado.

Caso não receba os informes de rendimentos

Se você ainda não recebeu o informe, o melhor é se dirigir imediatamente à divisão de Recursos Humanos ou ao Gerente Financeiro da empresa para obter o documento. Se a espera continuar, você pode entrar em contato com a Receita Federal.