Justiça de SP Condena Companhia Aérea por Extravio de Bagagem por 22 dias

Tempo de leitura: 2 minutos

A 15ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou uma companhia aérea a indenizar duas mulheres por danos morais causados pelo extravio de suas bagagens por 22 dias em um voo internacional. A decisão foi unânime.

As malas das passageiras foram extraviadas e entregues apenas 22 dias após o desembarque em destino internacional. O relator do recurso, desembargador Ramon Mateo Júnior, destacou que a duração do extravio foi excessiva e causou transtornos e aborrecimentos às viajantes.

"O aborrecimento causado não pode ser considerado normal na vida em sociedade, porquanto isso concederia as empresas aéreas um salvo conduto para que possam errar à vontade", afirmou o desembargador.

O valor da indenização foi fixado em R$ 10 mil para cada passageira. O relator considerou que a quantia é justa e adequada para compensar os danos causados e desestimular a empresa aérea a cometer novas falhas.

A decisão do TJSP reforça a responsabilidade das companhias aéreas em garantir a segurança e o transporte adequado das bagagens dos passageiros. Em caso de extravio ou danos à bagagem, os passageiros têm direito a serem indenizados.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Se sua bagagem for extraviada em um voo, siga estas dicas:

  • Comunique o extravio à companhia aérea imediatamente: Faça um PIR (Relatório de Irregularidade de Bagagem) no aeroporto de desembarque.
  • Guarde todos os documentos: Guarde o PIR, o bilhete aéreo, as etiquetas da bagagem e qualquer outro documento que comprove o extravio.
  • Exija seus direitos: A companhia aérea é responsável por fornecer itens de primeira necessidade enquanto a bagagem estiver extraviada.
  • Solicite indenização: Se a bagagem não for entregue em um prazo razoável, você pode solicitar indenização por danos materiais e morais.

Dicas para evitar o extravio de bagagem:

  • Identifique sua bagagem: Coloque etiquetas com seu nome e contato em todas as suas malas.
  • Viaje com bagagem de mão: Leve itens essenciais na bagagem de mão para evitar transtornos em caso de extravio da bagagem despachada.
  • Faça um seguro viagem: O seguro viagem pode oferecer cobertura para extravio de bagagem e outros imprevistos.