Mulheres empreendedoras no Brasil: qual é o seu papel?

Tempo de leitura: 10 minutos

Mulheres empreendedoras no Brasil tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país. Elas são responsáveis por criar e gerenciar empresas, inovar e desenvolver produtos e serviços, gerar empregos e renda, além de contribuir para o crescimento do PIB.

A participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro ainda é relativamente baixa, mas vem crescendo nos últimos anos. Em 2016, elas representavam apenas 39,2% da força de trabalho, segundo dados do IBGE.

No entanto, esse índice já era bem maior do que a média da América Latina (33%), que ainda é a região do mundo com a menor participação feminina no mercado de trabalho. No Brasil, as mulheres empreendedoras ainda enfrentam diversos desafios, como a falta de acesso ao capital, às tecnologias e às informações, além de ser um mercado ainda majoritariamente masculino.

No entanto, elas têm se mostrado cada vez mais competentes e capazes de superar esses obstáculos. De acordo com o ranking Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017/2018, o Brasil ocupa a 12ª posição no mundo em termos de taxa de empreendedorismo feminino, com 12,6% das mulheres brasileiras se considerando empreendedoras. Esse índice é superior à média global, que é de 10,6%.

A pesquisa também apontou que as mulheres empreendedoras brasileiras estão mais otimistas quanto às perspectivas de sucesso de seus negócios do que o grupo masculino. Enquanto apenas 33,2% dos homens empreendedores brasileiros acreditam que suas empresas terão sucesso, esse índice sobe para 41,3% entre as mulheres.

Isso demonstra que, apesar dos desafios, as mulheres empreendedoras no Brasil têm se mostrado cada vez mais confiantes e preparadas para enfrentar os desafios do mercado.

O que dizer a Mulheres empreendedoras?

Lembre-se sempre de valorizar os esforços das mulheres para tornar nossa sociedade mais igualitária.

Acho que o primeiro passo é ouvir o que elas têm a dizer, ouvir histórias de mulheres jovens e velhas, que ainda vivem em um mundo onde a desigualdade de gênero é uma realidade.

Depois disso, é importante levantar a voz para apoiar as mulheres no enfrentamento a essa discriminação, seja através de atos de solidariedade, diálogos, ou mobilização em redes sociais ou na vida real.

E, por último, acredito que todos nós, homens e mulheres, devemos continuar lutando para que a igualdade de gênero seja uma realidade em todo o mundo.

Aproveite e leia: Posso mudar de contador? Veja Como trocar o contador da sua empresa e migrar sua contabilidade

Mulheres empreendedoras e suas principais características

As mulheres empreendedoras apresentam algumas características que as diferenciam dos empreendedores masculinos.

Elas costumam ser mais cautelosas, detalhistas e organizadas.

Também são mais propensas a buscar aconselhamento e orientação antes de tomar decisões, o que pode ser um fator chave para o sucesso de um negócio.

Outra característica que é comum entre as mulheres empreendedoras é a capacidade de gerir o estresse e as adversidades de forma eficaz, o que pode ser uma grande vantagem em relação aos empreendedores masculinos.

O que Mulheres empreendedoras precisam saber?

A diferença é que, no empreendedorismo, os erros são extremamente poderosos. Eles servem para aprendizado, para novas experiências e para o crescimento.

Por isso, não existe um empreendedorismo feminino ou masculino. Existe apenas um empreendedorismo feito por mulheres e por homens, que reconhecem que os erros fazem parte do caminho e que, através deles, chegarão ao sucesso.

Para ter sucesso no empreendedorismo é preciso enfrentar os erros, aprender com eles e superá-los. Só assim é possível alcançar o sucesso.

Quando se inicia um novo negócio, é importante estar ciente de que será necessário um período de adaptação até que ele comece a gerar lucro. Nesse momento, é fundamental analisar constantemente se o que foi planejado para o negócio faz sentido e procurar formas de torná-lo mais rentável.

Quando se inicia um novo negócio, é importante estar ciente de que será necessário um período de adaptação até que ele comece a gerar lucro.

Nesse momento, é fundamental analisar constantemente se o que foi planejado para o negócio faz sentido e procurar formas de torná-lo mais rentável.

Muitos empreendedores apresentam certa dificuldade em fazer essa análise, pois não conseguem ter uma visão objetiva da situação. A dica é solicitar o auxílio de um profissional especializado em contabilidade empresarial que vai conseguir oferecer um diagnóstico mais preciso, bem como apontar as melhores soluções para tornar o negócio rentável.

O que a Mulheres empreendedoras precisam para começar a empreender?

Para ser uma empreendedora é necessário identificar seu potencial na criação de uma proposta. Você precisa conhecer quais são as suas principais características e como elas podem ser embarcadas no projeto que você quer desenvolver.

Uma das principais características de uma empreendedora é a criatividade. Como uma empreendedora, você deve ser capaz de inovar e ter ideias que podem se transformar em soluções para os problemas do mercado.

Outra característica importante é a coragem. Empreender é um processo cheio de desafios e, para enfrentá-los, é preciso ter coragem.

Além disso, é importante ter perseverança para manter o foco no objetivo e não desistir diante das adversidades. Para ser uma empreendedora de sucesso, também é importante ter visão.

É preciso ter um objetivo claro e traçar um plano para alcançá-lo. Além disso, é importante ter um senso de oportunidade para identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.

No entanto, não basta somente aprender os princípios básicos, você precisa ter um bom conhecimento sobre o mercado de trabalho, o que está acontecendo no mundo, além de ter alguma visão para o futuro.

Por isso, não espere que o mercado se adapte ao seu negócio, você precisa se adaptar ao mercado em que está inserida. Mesmo que você esteja fazendo alguma coisa de forma diferente, precisa saber como os outros negócios do seu ramo estão se desenvolvendo, para que possa saber como fazer a sua mudança erguer a sua cabeça.

Porém, precisará de muita coragem para assumir esse desafio, pois nem sempre é fácil administrar uma empresa. Para administrar bem, é preciso saber o que e como fazer. De nada adianta ter uma boa ideia e não saber como administrá-la.

Por isso, a primeira dica é procurar por algum curso de gestão empresarial, para aprender os princípios básicos de administração de uma empresa.

Além disso, você precisa ter um bom conhecimento de seu público, para saber como atender as suas necessidades. Mesmo que você esteja fazendo algo diferente, seu público precisa ter um motivo para comprar de você, e não de outra empresa.

Por isso, não basta ter um bom produto ou um bom serviço, você precisa ter um bom marketing para atrair o seu público-alvo. Para isso, você precisa aprender a fazer uma boa divulgação de seu produto ou serviço, e saber como fazer o seu público-alvo vir até você.

Por fim, não se esqueça de ter uma boa gestão financeira, para gerenciar corretamente o dinheiro da sua empresa, e não deixar de pagar as suas dívidas. Além disso, você precisa ter um bom controle sobre o dinheiro que entra e sai da sua empresa, para que possa tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Como incentivar a Mulheres empreendedoras?

Mulheres empreendedoras
Mulheres empreendedoras

Embora o empreendedorismo feminino venha crescendo, ainda é necessário um impulso da sociedade como um todo. Isso porque ainda há lugares no país onde a cultura da mulher empoderada não chegou com força suficiente.

Dessa forma, o movimento Empreendedorismo Feminino não é somente um grupo de mulheres que tem como objetivo crescer profissionalmente, é muito mais do que isso.

Ele é uma movimentação de mulheres que se uniram para trocarem experiências, inspirarem-se umas nas outras, além de dar visibilidade para o grupo. Além do óbvio, ao se tornar uma empreendedora, você terá muitos benefícios pessoais e profissionais.

Empreendedorismo é um estilo de vida, não um emprego.

Não existe uma única maneira de promover o empreendedorismo da mulher, mas diversas iniciativas podem ajudar a estimular o espírito empreendedor das mulheres. Algumas das iniciativas que podem ser tomadas para promover o empreendedorismo da mulher incluem:

  • Criar um ambiente acolhedor e inclusivo para as mulheres empresárias;
  • Oferecer treinamento e orientação especializados para as mulheres empresárias;
  • Promover a discussão sobre os desafios específicos enfrentados pelas mulheres empresárias;
  • Incentivar as mulheres a se envolverem em atividades empreendedoras; e
  • Reconhecer publicamente as mulheres empresárias bem-sucedidas.

Como fazer a sua ideia de negócio se tornar um sucesso?

Agora, que você já sabe qual é o Papel da Mulher empreendedora, vamos te dar algumas dicas para que você possa criar um negócio criativo e inovador, que seja capaz de fazer a sua ideia de negócio se tornar uma realidade.

O primeiro passo para que você possa ter um negócio de sucesso é ter criatividade e capacidade para inovar, para que possa pensar em algo que seja capaz de trazer um diferencial para o mercado.

Além disso, você também pode procurar por algumas das tendências que estão acontecendo no seu nicho, para ter algumas ideias de como fazer a sua ideia de negócio se tornar um sucesso.

O segundo passo é a pesquisa de mercado para ter um bom conhecimento sobre o mercado em que você está inserida.

Depois de ter um bom conhecimento sobre o mercado, o terceiro passo é pesquisar o seu público, para ter um bom conhecimento sobre o seu público-alvo, e também para ter algumas ideias de como fazer a sua ideia de negócio se tornar um sucesso.

Você precisa criar um plano de negócio, como quarto passo, para ter um bom conhecimento sobre o seu negócio, e também para ter algumas ideias de como fazer a sua ideia de negócio se tornar um sucesso.

Por fim, criar um produto ou serviço criativo e inovador depois de ter um plano de negócio, é o quinto passo. Procure um produto ou serviço que possa trazer um diferencial para o seu nicho.

O papel da mulher empreendedora no Brasil é cada vez mais relevante, visto que elas são capazes de gerar renda e empregos para si mesmas e para a sociedade. Além disso, as mulheres trazem um olhar diferente para os negócios, contribuindo com inovações e soluções criativas.

Por isso, é importante promover o empreendedorismo feminino no país, investindo na capacitação de mulheres para o mundo dos negócios.

A ARKA Online acredita na Mulher empreendedora. Conte com a gente!