Você Tem Medo de Usar NFC – Pagamento Por Aproximação? Saiba O Que é Verdade e Mito

Tempo de leitura: 8 minutos

NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite a troca de dados entre dispositivos eletrônicos. NFC pode ser usado para pagamento por aproximação, onde o consumidor pode simplesmente aproximar seu cartão ou celular do terminal de pagamento sem precisar inserir nenhuma informação.

Não há nada para temer no pagamento por aproximação. A tecnologia NFC está se tornando cada vez mais segura, e os bancos estão investindo em segurança para garantir que seus clientes estejam protegidos.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o pagamento por aproximação, que está cada vez mais em alta. Porém, especialistas explicam que este método é seguro e conveniente para o consumidor.

Durante a pandemia, vimos um aumento significativo no uso de pagamento por aproximação, sejam eles com cartões contactless ou via NFC em smartphones. Isso se deve à preocupação com o contato físico e a possibilidade de contrair o vírus. No entanto, mesmo com todas as medidas de segurança, há sempre o risco de ser vítima de um golpe.

Os pagamentos sem contato, usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), são hoje a modalidade de transação que mais cresce no Brasil. No primeiro trimestre de 2022, 30% de todos os pagamentos presenciais serão realizados dessa forma.

Embora o pagamento contactless esteja crescendo no Brasil, ainda há muitas pessoas receosas em relação a ele. Uma das principais preocupações é que criminosos possam passar discretamente uma maquininha de pagamento por sua bolsa ou carteira e realizar uma transação sem você perceber.

Embora não existam muitos dados sobre o assunto, há diversos relatos de consumidores que foram vítimas de fraudes envolvendo a tecnologia NFC. Isso nos leva a questionar: será que esse medo é realmente justificado? Ou será que estamos exagerando?

Com pagamento por aproximação as transações ficam mais rápidas

NFC
NFC

Os cartões contactless são uma ótima opção para quem busca praticidade e segurança nas transações. Com a chegada da pandemia, esse tipo de pagamento por aproximação se tornou cada vez mais popular, pois evita o contato direto com as maquininhas e dinheiro.

O que importa mesmo é a experiência do usuário. A tendência é o uso da função de aproximação para pagamentos, pois é mais rápido e prático. Mas esse benefício vai além disso. Em alguns tipos de comércio, um atendimento mais rápido e eficiente pode fazer toda a diferença no final do dia.

Um aspecto importante é a facilidade de utilizar pagamentos via NFC pelo celular. Isso torna as compras mais práticas e rápidas para o consumidor, que não precisa carregar um cartão físico para isso.

Como desvantagem temos a dificuldade em contestar transações

A popularização dos pagamentos por aproximação também trouxe à tona alguns problemas envolvendo essa modalidade e como ela funciona atualmente.

Existem poucas informações claras para o consumidor sobre como funcionam as transações contactless. Quais são os limites? Como desativar a função? Muitas pessoas não sabem e, por isso, as instituições financeiras precisam melhorar a forma como informam seus usuários.

Embora os valores máximos permitidos para este tipo de transação sejam relativamente baixos, pequenas transações são facilmente ignoradas pelo consumidor e levam mais tempo para serem identificadas. Além disso, é provável que a vítima não consiga identificar quem realizou a compra indevida.

Infelizmente, não é tão simples cancelar uma compra presencial caso você seja vítima de fraude. É preciso entrar em contato com a administradora do cartão e fazer um relatório, mas mesmo assim pode ser difícil reverter a situação.

As instituições financeiras não deixam claro para o consumidor qual é o limite para transações por aproximação. Dessa forma, fica mais difícil para o usuário controlar esse valor.

Qual o real medo nas transações indevidas por NFC

Temos diversas denúncias de compras não reconhecidas, em que o cartão foi usado para pagar por aproximação, no site consumidor.gov. Algumas vítimas dizem ter tido sua carteira roubada e, em outros casos, as pessoas nem mesmo sabiam que a transação havia sido feita, o que indicaria um possível golpe.

As pessoas estão se queixando da falta de informações sobre como desativar a função de pagamento por aproximação em seus cartões. Além disso, elas têm dificuldade em comprovar que uma compra via NFC não foi realizada por elas mesmas.

Para pagar com o cartão por aproximação, basta aproximá-lo da maquininha (sem tocar) e aguardar a confirmação da transação. A grande vantagem é que você não precisa digitar seus dados pessoais nem o número do cartão, evitando assim qualquer problema de clonagem.

Muitas pessoas não sabem, mas é possível que alguém mal-intencionado passe uma maquininha perto de sua bolsa ou carteira para realizar uma compra sem ser percebido.

Ainda que estejam crescendo, o número de denúncias ainda é baixo. Segundo o Procon de São Paulo, foram registradas 407 reclamações por pagamentos por aproximação entre julho de 2021 e maio de 2022. Isto pode ser causado pelo desconhecimento da tecnologia e/ou do tipo de fraude, bem como pela dificuldade em detectar esse tipo de problema.

O mito de se clonar um cartão por NFC não é verdadeira

NFC
NFC

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se é seguro fazer pagamentos por aproximação, mas saiba que essa modalidade de pagamento é tão segura quanto os outros métodos. Os dados são encriptados da mesma maneira, então não há risco de clonagem.

O medo do brasileiro em relação aos possíveis golpes permitidos pela tecnologia NFC é compreensível. Tecnicamente, é possível que alguém se aproxime de uma maquininha de pagamento para roubar os dados da vítima. No entanto, esse medo não é tão justificado assim.

Criar golpes com NFC é trabalhoso e não vale a pena

Os operadores de cartão e as instituições financeiras avaliam o risco de cada transação para determinar se ela será bloqueada. Se o padrão comportamental do usuário do cartão indicar um alto risco de fraude, uma transação poderá ser bloqueada automaticamente.

As empresas financeiras estão usando sistemas de inteligência artificial para avaliar os riscos de pagamento por aproximação. A partir dessa triagem, cada entidade que emitiu o cartão pode tomar diferentes ações, como bloquear a compra, solicitar senha ou permitir que a transação seja concluída.

Para um criminoso realizar esse tipo de fraude, não é algo muito simples, rápido ou prático. Além de ter que conseguir uma maquininha para clonagem, ele também precisaria se passar por um comerciante legítimo para registrar o equipamento e assim poder utilizá-lo para fins ilícitos.

Para realizar golpes de valores baixos, o criminoso precisaria possuir uma maquininha adulterada e que funcione ilegalmente. Isso é muito complicado, arriscado e trabalhoso para compensar esse tipo de fraude.

Como prevenir golpes no pagamento por aproximação

Embora existam mecanismos de segurança, ainda é possível que criminosos consigam burlar o sistema. A maioria dos casos envolvendo pagamento por aproximação acontece quando há furtos de bolsas e carteiras. Dessa forma, o ladrão pode realizar várias transações antes que a vítima perceba o roubo.

A melhor maneira de evitar compras indevidas é através do uso de um sistema de notificação no smartphone. Dessa forma, basta o consumidor estar atento às suas notificações para saber imediatamente se houve alguma transação suspeita e tomar as devidas medidas. No entanto, cabe às instituições financeiras melhorarem seus processos internos para que esse tipo de situação seja resolvido da melhor maneira possível.

Você pode desativar a função NFC do seu cartão bancário, se assim desejar. Os procedimentos para isso podem variar de banco para banco. Algumas vezes é possível fazer essa configuração pelo aplicativo da instituição financeira, enquanto em outros casos você precisa ligar diretamente para o banco e solicitar a alteração.

Não é muito comum que haja golpes envolvendo pagamentos por aproximação, mas mesmo assim não custa nada manter seu cartão NFC num local mais seguro. Dessa forma, você impede que alguma maquininha chegue perto dele sem você perceber.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

A ARKA Online Contabilidade, agradece!