O Plano Safra de Agricultura Familiar 2023/24 Fornecerá R$71,6 Bilhões em Crédito

Tempo de leitura: 1 minuto

O Plano Safra de Agricultura Familiar 2023/24, anunciado pelo governo brasileiro em 28 de junho de 2023, fornecerá R$71,6 bilhões em crédito através do programa Pronaf (Programa Federal de Agricultura Familiar). Isso representa um aumento de 36% em relação ao Plano Safra anterior.

O crédito será usado para financiar a produção, investimentos e atividades de comercialização na agricultura familiar. O programa Pronaf oferece uma variedade de opções de crédito, incluindo taxas de juros subsidiadas, períodos de carência e garantias.

O Plano Safra 2023/24 faz parte dos esforços do governo brasileiro para apoiar a agricultura familiar, que é uma grande fonte de produção de alimentos no país. A agricultura familiar responde por cerca de 70% da produção agrícola do país e emprega cerca de 20 milhões de pessoas.

O governo espera que o aumento da disponibilidade de crédito ajude os agricultores familiares a aumentar sua produção e produtividade, e a melhorar seu acesso aos mercados. Isso, por sua vez, é esperado que contribua para a segurança alimentar e para o desenvolvimento econômico das áreas rurais.

Espera-se também que o Plano Safra 2023/24 ajude a reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil. A agricultura familiar é uma grande fonte de renda para as famílias de baixa renda, e o aumento da disponibilidade de crédito é esperado que ajude essas famílias a melhorar seus meios de subsistência.

O Plano Safra 2023/24 é um investimento significativo no futuro da agricultura familiar no Brasil. O governo espera que o plano ajude a garantir que a agricultura familiar permaneça um setor vibrante e sustentável da economia brasileira.

Leia: A Penhora de Aposentadoria do INSS para Liquidação de Dívidas: Uma Nova Realidade