Os principais obstáculos para a reforma tributária

Tempo de leitura: 1 minuto

A aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados nesta semana, como desejado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está sendo prejudicada pela oposição de alguns estados ao chamado Conselho Federal.

O órgão seria responsável por arrecadar e transferir para os estados e municípios o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) - o imposto sobre valor agregado que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal.

Atualmente, parte da arrecadação de impostos é feita no local de produção de bens e serviços. Conforme prevê a PEC, o imposto seria arrecadado onde há consumo, e o Conselho Federal faria a transferência das receitas devidas a cada entidade da federação.

Por que alguns estados são contra?

Os estados produtores desejam manter o modelo atual, de tributação na fonte, com a criação de uma câmara de compensação a ser repassada para os locais de consumo. A oposição é liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que argumenta que a medida garante maior autonomia e controle direto do estado sobre sua fonte de receita.

Um meio-termo?

O relator da proposta na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), está estudando um texto que poderia agradar ambos os lados. No entanto, há resistência por parte de especialistas e alguns estados, que apontam um aumento na complexidade e problemas na arrecadação de créditos tributários.

Duelo de opiniões

Confira artigos produzidos por economistas com visões divergentes sobre o texto em análise no Congresso:

A favor: A reforma tributária resolve problemas crônicos de ineficiência. Contra: A proposta de reforma tributária é uma das piores da história do Brasil.

Conclusão

A aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados ainda é incerta, pois há vários obstáculos a serem superados. No entanto, o governo está confiante de que a reforma será aprovada nas próximas semanas.

Leia: Doações ao Exterior: Justiça Exclui IR e Ordena Restituição