4 dicas para fazer uma pesquisa perfeita no Google

Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba como fazer buscas na internet sem perder tempo. Com essas dicas, você vai encontrar o que quiser no Google com facilidade.

Pesquisa
Pesquisa

A estimativa é que mais de 1 bilhão de sites na internet de todo o mundo estejam funcionando. É verdade que boa parte desses sites não sejam atualizados, porém, em torno de 250 mil sites são criados diariamente.

Com esses números, realizar pesquisas de conteúdos na internet pode ser cansativo. No entanto, o Google oferece operadores e modificadores, que funcionam como filtros e tornando a pesquisa mais assertiva.

Como excluir termos no Google

Para auxiliar a pesquisa, o Google possibilita a exclusão de termos específicos da pesquisa, utilizando o sinal de menos (-) como operador. Por exemplo, você pode pesquisar páginas com conteúdos sobre contabilidade, excluindo aqueles que falam sobre Simples Nacional. Basta usar o sinal de menos e a palavra-chave “Simples Nacional” em seguida, assim:

contabilidade -Simples Nacional

Como fazer pesquisar dentro de um site específico

O Google possibilita também buscas em sites específicos. Por exemplo, você pode pesquisar sobre Simples Nacional apenas no blog da Arka Online, digite a palavra-chave “Simples Nacional” e “site:” em seguida, com o endereço do site. Vai ficar assim:

Simples Nacional site:arkaonline.com.br

Pesquisa dentro de um período específico

Você também pode filtrar a sua busca para um período específico, escolhendo o ano, mês, ou dia de publicação de um conteúdo. Por exemplo, ainda utilizando o exemplo de conteúdos sobre Simples Nacional no blog da Arka, você pode fazer a busca e, em seguida, clicar em “Ferramentas”, botão abaixo da caixa de pesquisa. Nesse botão de ferramentas, você pode clicar na opção “Em Qualquer Data”, em que é possível escolher o período desejado na busca.

Operadores booleanos

Os operadores booleanos AND/OR (significam e/ou) podem ser usados para definir a relação entre os termos de pesquisa.

Dessa forma, você pode usar o AND para combinar os termos da pesquisa, para que os resultados da pesquisa contenham ambos os termos. Por outro lado, você pode usar OR, para que os resultados da pesquisa contenham, não necessariamente ambos, mas pelo menos um dos termos solicitados. Por exemplo, você pode pesquisar da Arka Online:

contabilidade AND Simples Nacional

contabilidade OR Simples Nacional

Leia também: Vínculo entre motoristas e Uber pode ser alterado no Brasil?

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade