A importância do Planejamento tributário para o seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

O planejamento tributário é crucial para a organização de uma empresa, considerando que a carga tributária está relacionada com um determinado valor a ser calculado sobre as atividades e produtos da empresa.

Mesmo sendo de grande importância, em muitos casos a tributação não recebe a devida atenção dos gestores e do setor financeiro de uma empresa.

Em todos os casos é importantíssimo realizar o melhor planejamento de forma adequada tendo plena consciência sobre custos, taxas, tributos e obrigações fiscais.

Neste artigo explicamos mais sobre a importância dessa prática e como inseri-la de modo positivo na empresa.

O que é planejamento tributário?

Trata-se de um método inserido na gestão financeira da empresa que auxilia a identificar e organizar os pagamentos de tributos ou alcançar redução legal de pagamentos relacionados a determinada faixa de tributos.

Esse tipo de plano ajuda a ampliar a visão da gestão tributária e contábil da empresa e orienta todos os gestores a identificar melhores caminhos para reduzir valores e manter a empresa em dia com suas obrigações.

A importância do planejamento

Quando uma empresa adota o plano da melhor forma possível ela está implementando estratégias que ajudarão a empresa a cumprir todas as exigências contábeis, tributárias e trabalhistas, ou seja a empresa torna-se mais preparada perante as exigências legais.

Por outro lado, a gestão tributária é indicada para a empresa se habilitar a planejar, identificar e analisar todas as formas de tributação aplicáveis à empresa.

Principais benefícios

A seguir apresentamos os principais benefícios da implementação do planejamento tributário.

Evita pagamento indevidos

Pagar impostos e mantê-los em dia é fundamental para todo tipo de empresa, mas de forma legal é orientado evitar pagar cobranças abusivas ou impostos indevidos dependendo do enquadramento fiscal ao qual a empresa faz parte.

Por exemplo, uma empresa que se dedica à prestação de serviços não precisará pagar os mesmos impostos de uma empresa que produz produtos tangíveis.

Empresa em dia com a lei

Ao adotar o planejamento certo, a empresa se mantém em conformidade com a lei, evitando que a empresa caia na malha fina da fiscalização e evita que a empresa tente burlar qualquer procedimento para ganhar vantagem.

Dessa forma, através do melhor plano tributário a empresa consegue adotar um sistema legalizado com a redução de custos e de taxas tributárias de forma legal.

Menos burocracia

Ao adotar uma organização bem orientada em relação às responsabilidades tributárias, a empresa pode ainda reduzir a burocracia em seu sistema tributário, podendo antecipar processos e dar baixa em outros tipos de documentos de modo analógico e digital.

Prevenção de multas

Ao contar com um bom planejamento, a empresa reúne e antecipa informações e consegue a redução de riscos de multas e de qualquer outro tipo de empecilho fiscal.

Leia: 6 Melhores cidades no Brasil para iniciar um negócio?

Como fazer um bom Planejamento tributário?

De forma simples e direcionada, a empresa pode adotar iniciativas operacionais e estratégicas para desenvolver e aplicar o melhor planejamento possível.

Modo operacional

Nas operações da empresa, a corporação pode desenvolver um planejamento trimestral ou semestral, focando sempre nas obrigações diárias da empresa.

Modo estratégico

No desenvolvimento de um planejamento estratégico, a empresa pode selecionar um modelo tributário mais adequado para suas atividades e nível de faturamento. É importante nessa etapa observar qual regime é mais conveniente considerando sempre a missão, visão e valores da empresa.

Importante para o crescimento da empresa

Esse tipo de planejamento é importantíssimo, a começar por ajudar a empresa a se adequar perante a alta carga tributária existente no Brasil como forma de reduzir empecilhos fiscais para o empreendedor.

Ao mesmo tempo, devemos lembrar que a legislação tributária brasileira é muito complexa, o que exige da empresa contratar contador habilitado para ajudar na organização fiscal da empresa.

Dessa forma, a empresa terá mais controle sobre suas contas impedindo que a empresa seja pega de surpresa ou até mesmo corra o risco de vir a falir.

O planejamento tributário ajuda a empresa a estudar e compreender o processo de incidência de tributos sobre suas atividades, antecipa riscos de erros como o pagamento de tributos desnecessários, mantém a empresa regularizada e orienta a empresa a aproveitar determinados tipos de créditos fiscais.

Regimes de tributação

Em relação ao Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, a empresa bem planejada conseguirá calcular o quanto de imposto deverá deduzir e pagar.

Em muitos casos permite que a empresa consiga gerar descontos ou abatimentos no pagamento de tributos dependendo de sua margem de faturamento no ano.

Tipos de planejamento

A seguir apresentamos os principais tipos de planejamento tributário que podem fazer parte do dia a dia de uma empresa.

Planejamento operacional

Esse tipo de planejamento está relacionado ao trabalho realizado a curto prazo entre de três a seis meses, permitindo a reavaliação de determinados procedimentos de cada período de tempo.

Planejamento estratégico

Através deste é possível realização de estudo do nível de faturamento da empresa, bem como de cada atividade desenvolvida. Nesse tipo de planejamento é indicado a análise do faturamento da corporação, verificação das atividades, confirmação dos valores da folha de pagamento, dados do livro contábil e entre outras informações.

Planejamento tático

Trata-se de um tipo de planejamento aplicável à área gerencial da corporação tendo como amplo objetivo a implementação de práticas estratégicas para a empresa alcançar com o devido controle fiscal todos os objetivos.

Porém, é indicado o estabelecimento de metas a serem fixadas e obtidas sem desperdiçar recursos.

Planejamento corretivo

Direcionado para corrigir dados e questões irregulares que tornam a atividade tributária da empresa em nível de inconformidade perante as autoridades.

Evite erros na elaboração do seu planejamento

A implementação do planejamento tributário evita erros comuns na realização do projeto tributário da empresa.

Planejamento tributario para o seu negocio
Planejamento tributario para o seu negocio

Dentre os principais erros a empresa deve evitar esquecer de não monitorar todos os resultados. Outro fator é a empresa demorar a agir no caso de recorrer de uma multa ou processo fiscal contra a própria empresa.

Outro erro está relacionado ao fato da empresa não oferecer apoio especializado ou com a devida contratação de consultores qualificados, agindo por conta própria e tomando decisões equivocadas.

Outro tipo de erro crucial é aplicar um planejamento fragmentado, o que pode expor a empresa a situações que a deixam vulnerável em não considerar a carga tributária adequada para a sua atividade.

Portanto, o planejamento tributário requer atenção por parte de seus gestores e a contratação de profissionais de contabilidade que ajudem a corporação na sua plena organização.

Precisa de ajuda para elaborar o seu Planejamento Tributário? Fale conosco e descubra como criar também o seu!