Poupança Registra Ganho Real Acima de 5% pela Primeira Vez Desde 2017

Tempo de leitura: 1 minuto

A poupança, um dos investimentos mais tradicionais do Brasil, apresentou um rendimento real de 5,22% em um período de 12 meses encerrado em junho de 2023, de acordo com dados monitorados pela plataforma TradeMap. Este é o primeiro momento em que o ganho real da poupança, ou seja, o rendimento acima da inflação, ultrapassa a marca de 5% desde agosto de 2017.

Os resultados positivos para a poupança começaram a ser observados desde setembro do ano anterior e têm apresentado uma tendência de crescimento. Em maio, o rendimento real atingiu 4,40%, marcando o maior retorno desde outubro de 2017.

No entanto, apesar do recuo na inflação e do aumento no ganho real da poupança, especialistas em finanças alertam que a caderneta pode não ser a melhor opção para fazer o dinheiro render. Alternativas como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e investimentos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) são apontadas como mais vantajosas.

Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus, ressalta que o mais importante para o investidor é obter rendimentos acima da inflação, aumentando assim o poder de compra. Nesse sentido, Michael Viriato, sócio-fundador da Casa do Investidor e colunista do blog De Grão em Grão, sugere que, no momento atual, investir em aplicações como o Tesouro Direto pode ser mais vantajoso.

Outra vantagem de investimentos como o CDB, segundo Bruno Mori, economista e sócio-fundador da consultoria de planejamento financeiro Sarfin, é a possibilidade de resgate a qualquer momento já com os rendimentos diários. Em contrapartida, a poupança só remunera a cada 30 dias e, caso o investidor deseje resgatar antes, não recebe nada do rendimento daquele período.

Portanto, apesar do ganho real da poupança ter ultrapassado 5%, é importante que os investidores considerem outras opções de investimento que possam oferecer rendimentos mais vantajosos e flexibilidade de resgate.

Leia: Threads vs Twitter: A Batalha dos Bilionários