Expectativas do Mercado Financeiro Após Divulgação do IPCA de Junho

Tempo de leitura: 2 minutos

As taxas no mercado de juros futuros, que refletem as expectativas dos agentes financeiros para o rumo da política monetária, operam em forte alta nesta terça-feira (11) após a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de junho.

IPCA de Junho

O índice de preços teve queda de 0,08% em junho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a primeira vez que o índice oficial de inflação fica negativo em nove meses, o que é chamado de deflação.

Projeções do Mercado

O resultado de junho ficou próximo da mediana das projeções do mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam recuo de 0,10%, após o avanço de 0,23% registrado em maio.

Inflação de Serviços

Para analistas ouvidos pela Folha, apesar de o resultado ser positivo, a inflação de serviços, que subiu 6,2% em junho, pressiona os preços, o que reforça a aposta de que o Banco Central irá cortar os juros em 0,25 ponto percentual, e não em 0,50 em agosto.

Juros Futuros

Apesar de ter ficado apenas pouco acima do consenso, os juros futuros têm forte alta nas taxas. O contrato para janeiro de 2025 avançava de 10,75% na véspera para 10,85% nesta terça, enquanto o título com vencimento em 2027 subia de 10,15% para 10,24%.

Análise dos Resultados

Segundo Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho para América Latina, embora o IPCA tenha vindo próximo do esperado pelo mercado, ao analisar a composição do resultado, o quadro não é tão positivo.

Ele indica que os núcleos da inflação, que buscam captar tendências para os preços, seguem pressionados na casa dos 6%, bem como a inflação de serviços, que também está em patamar elevado, de 6,2%.

Conclusão

A queda nos preços reforça a aposta de corte de 0,25 ponto na Selic em agosto. A inflação de serviços, que subiu 6,2% em junho, pressiona os preços, o que reforça essa aposta. Apesar do IPCA de junho ter vindo próximo do esperado pelo mercado, a composição do resultado mostra um quadro não tão positivo, com os núcleos da inflação e a inflação de serviços ainda pressionados.

Leia: Reforma Tributária: Entenda as Mudanças no IPVA e IPTU