Pró-Labore: O Que Todo Sócio de Empresa Precisa Saber

Tempo de leitura: 2 minutos

O pró-labore é um tema recorrente no universo do empreendedorismo, gerando diversas dúvidas, especialmente quanto à sua obrigatoriedade, valor e contribuições. Este artigo visa esclarecer os principais pontos sobre o assunto, proporcionando uma compreensão clara e objetiva para sócios e administradores de empresas.

Definição de Pró-Labore

O pró-labore corresponde a uma remuneração destinada aos sócios administradores que participam ativamente das atividades da empresa. Diferentemente do salário, que é regulado pela legislação trabalhista e destinado aos funcionários, o pró-labore é uma forma de compensação para aqueles que gerenciam o negócio.

Valor e Periodicidade

O valor do pró-labore não pode ser inferior ao salário-mínimo vigente, que em 2023 é de R$1.320. No entanto, não há um valor específico estabelecido, cabendo à própria empresa defini-lo. Além disso, a legislação não determina uma periodicidade para o pagamento, permitindo que os intervalos sejam definidos pelos sócios ou estabelecidos no contrato social da empresa.

Contribuições e Encargos

É importante destacar que sobre o pró-labore incidem contribuições ao INSS. Para empresas do Simples Nacional, a contribuição é de 11%, enquanto para empresas não optantes, a contribuição totaliza 31%. Empresas de Lucro Presumido têm um encargo social de 20% sobre o valor do pró-labore. Em todos os casos, essa remuneração deve ser declarada no imposto de renda.

Obrigatoriedade e Penalidades

De acordo com a Lei n° 8.212 de 1991, o pagamento do pró-labore é obrigatório para sócios administradores, cotistas e titulares de empresas individuais ou SLU. O não cumprimento dessa obrigatoriedade pode resultar em penalidades pela Receita Federal, incluindo o pagamento de multas ao INSS.

Exceções à Regra

Existem algumas situações específicas em que a retirada do pró-labore não é obrigatória. Sócios que não atuam diretamente na gestão da empresa, empresas em dificuldades financeiras que não remuneram os sócios e empresas recém-abertas sem faturamento estão isentas da obrigatoriedade do pagamento do pró-labore.

Conclusão

Entender as nuances do pró-labore é fundamental para a gestão financeira e administrativa de uma empresa. Conhecer a legislação, definir valores e periodicidade adequadamente e estar atento às contribuições e possíveis penalidades são passos essenciais para garantir a conformidade e o sucesso do negócio. Em casos de dúvidas, recomenda-se a consulta a um serviço de contabilidade eficiente para orientação e esclarecimentos adicionais.

Leia: Refis: Estratégia do Governo do DF para Recompor Finanças Públicas