Quanta Energia é Usada ao Deixar um Carregador Conectado Sem Usá-lo?

Tempo de leitura: 1 minuto

Deixar um carregador conectado sem usá-lo pode desperdiçar uma quantidade significativa de energia. De acordo com um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, um carregador típico de smartphone pode consumir até 0,2 watts de energia quando está conectado, mas não está em uso. Isso pode não parecer muito, mas pode acumular-se ao longo do tempo.

Por exemplo, se você deixar seu carregador de smartphone conectado por 24 horas, ele consumirá cerca de 0,48 quilowatts-hora (kWh) de energia. Isso pode não parecer muito, mas é equivalente à quantidade de energia utilizada por uma lâmpada de 60 watts ligada por aproximadamente 1 hora.

Se você tiver vários carregadores conectados em sua casa, a quantidade de energia desperdiçada pode ser ainda maior. Por exemplo, se você tiver cinco carregadores conectados e cada um deles consumir 0,2 watts de energia, eles usarão um total de 1 watt de energia quando não estiverem em uso. Isso pode não parecer muito, mas pode resultar em 24 kWh de energia por ano.

Existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir a quantidade de energia desperdiçada pelos carregadores. Primeiro, você pode desconectar os carregadores quando não estiver usando-os. Segundo, você pode comprar carregadores que possuam um modo de economia de energia. Esses carregadores desligam automaticamente quando não estão em uso.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o consumo de energia e economizar dinheiro em sua conta de eletricidade.

Além disso, aqui estão algumas outras coisas para considerar:

A quantidade de energia desperdiçada por um carregador irá variar dependendo da potência do carregador. A quantidade de energia desperdiçada também aumentará se o carregador estiver conectado a uma régua de energia ou protetor contra surtos. Mesmo que um carregador esteja desligado, ele ainda pode estar usando uma pequena quantidade de energia. Isso é conhecido como "consumo fantasma". Ao estar ciente da quantidade de energia que pode ser desperdiçada pelos carregadores, você pode tomar medidas para reduzir o consumo de energia e economizar dinheiro.

Leia: A crescente preocupação com a saída de jovens dos planos de saúde