Sindicatos se mobilizam para reajuste salarial em 2023

Tempo de leitura: 2 minutos

O orçamento de 2023 deve passar sem o reajuste salarial que os servidores públicos exigiram integralmente, mas sem um reajuste de valor pode abrir espaço para algum tipo de negociação no próximo ano.

Sindicatos se mobilizam para reajuste salarial
Sindicatos se mobilizam para reajuste salarial

Até agora, se todos os cargos do Executivo fossem remanejados, o aumento seria inferior a 5%.

O projeto de lei orçamentária anual (PLOA) do ano que vem, submetido ao Congresso, destinou apenas 11,6 bilhões de reais para reajustes salariais do Executivo, mas não mencionou quais profissões seriam atendidas.

Segundo Esteves Colnago, secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, se todos os cargos forem preenchidos até o início de janeiro, os recursos previstos serão suficientes para aumentar em menos de 5% todos os servidores públicos.

O relator do orçamento do ano que vem, senador Marcelo Castro (MDB-PI), esclareceu que pretende buscar uma forma de fazer um reajuste maior, propondo pelo menos um percentual da revisão salarial do Executivo igual ao do Judiciário.

Sobre a falta de reajuste e a possibilidade de atender um valor bem inferior às exigências deste ano, Fábio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), disse:

“Vamos continuar conversando com o relator e os parlamentares para melhorar o número para todo mundo. Vamos trabalhar no Orçamento de 2023 para que o próximo governo, seja qual for, dê um reajuste emergencial para todo o funcionalismo federal”.

No primeiro semestre de 2022, servidores do Banco Central (BC) entraram em greve por três meses, exigindo reajuste salarial de 27%, o que não foi cumprido. Atualmente, um analista da Colúmbia Britânica recebe R$ 26 mil por mês, mas os salários não são reajustados há anos, nem mesmo para levar em conta a inflação.

Uma nova greve dos servidores no início do ano não pode ser descartada, e eles devem esperar que o novo governo decida sobre qualquer ação.

Leia também: Substituição Tributária do ICMS nos produtos

A Arka Online Contabilidade é especialista em micro e pequenas empresas. Todos os nossos planos incluem consultoria tributária e emissor de notas fiscais eletrônicas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.