Reforma tributária: quem ganha e quem perde?

Tempo de leitura: 2 minutos

A reforma tributária é um projeto complexo que tem o potencial de mudar significativamente o sistema tributário brasileiro. A proposta, que foi aprovada na Câmara dos Deputados em julho de 2023, prevê a criação de um novo imposto sobre valor adicionado (IVA) e a extinção de vários outros impostos, como o ICMS, ISS, PIS, a Cofins e o IPI.

A reforma tem o objetivo de simplificar o sistema tributário, reduzir a burocracia e aumentar a competitividade da economia brasileira. No entanto, a proposta também tem sido criticada por alguns setores, que alegam que ela trará aumento de impostos para alguns grupos de pessoas.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a reforma tributária gerará um ganho de PIB de 2,39% nos próximos dez anos. O estudo também estima que a reforma trará uma redução de custos para as empresas de até 15%.

No entanto, o estudo também estima que a reforma trará um aumento de impostos para alguns grupos de pessoas, como os consumidores de bens e serviços, os trabalhadores assalariados e os pequenos empresários.

Os consumidores de bens e serviços serão os mais afetados pela reforma tributária. Isso porque o IVA é um imposto que incide sobre o valor agregado dos produtos e serviços. Ou seja, o IVA é cobrado a cada etapa da produção e comercialização de um produto ou serviço.

Os trabalhadores assalariados também serão afetados pela reforma tributária. Isso porque a reforma prevê a criação de uma nova tabela de imposto de renda, que será mais progressiva. Isso significa que os trabalhadores que ganham mais pagarão mais imposto de renda.

Os pequenos empresários também serão afetados pela reforma tributária. Isso porque a reforma prevê a unificação de vários impostos, como o ICMS, ISS, PIS, a Cofins e o IPI, em um único imposto. Isso pode aumentar a carga tributária para os pequenos empresários.

Apesar dos impactos negativos para alguns setores, a reforma tributária tem o potencial de trazer benefícios para a economia brasileira como um todo. A simplificação do sistema tributário, a redução da burocracia e o aumento da competitividade podem levar a um crescimento econômico mais acelerado.

A reforma tributária ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal e pela Presidência da República. No entanto, se a proposta for aprovada, ela terá um impacto significativo na vida dos brasileiros.

Leia: Você Tem Dívidas Com Bancos? Renegocie suas Dívidas e Recupere sua Estabilidade Financeira! Programa Desenrola Brasil Começa dia 17/07