A importância do seguro de vida para o planejamento sucessório

Tempo de leitura: 1 minuto

Um planejamento sucessório só é completo com um seguro de vida.

Seguro de vida para o planejamento sucessório
Seguro de vida para o planejamento sucessório

Com a holding familiar e a transferência em vida, imóveis não são prejudicados pelas alíquotas exorbitantes do Imposto sobre a Herança, o ITCMD. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo a respeito de outros bens detidos pelo patriarca ou matriarca.

Caso sejam passadas de pessoa física para jurídica, as aplicações financeiras podem sofrer em torno de 10% de acréscimo na tributação, além de perder benefícios fiscais.

Assim, alguns bens e investimentos ficam vulneráveis ao risco sucessório.

O seguro, traz vantagens financeiras, pois é corrigido, remunerado e resgatável, semelhante a um investimento. Há ainda outras vantagens, pouco faladas.

Continue a leitura e saiba qual a vantagem do seguro.

Vantagens do seguro de vida para o planejamento sucessório

Uma das principais vantagens do seguro está no fato de que ele não é considerado herança, portanto, não é tributado pelo ITCMD, com alíquota de até 8%.

Além disso, não ocorre a incidência do Imposto de Renda (IR).

Por fim, a indenização não é vinculada às dividas do segurado falecido e é destinada diretamente aos beneficiários arcarem com as despesas que envolvem o falecimento, como funeral, inventário e impostos.

Bom, podemos concluir que há grandes benefícios no seguro de vida. É uma boa opção para garantir a proteção dos herdeiros, evitando a dilapidação patrimonial para arcar com as despesas que envolvem o falecimento.