Será o fim do cartão de crédito?

Tempo de leitura: 1 minuto

Com a crescente popularidade de pagamentos eletrônicos, muitos especialistas estão prevendo o fim do cartão de crédito. Acontece que os pagamentos por meio de aplicativos e outras plataformas digitais são mais seguros, rápidos e convenientes para as pessoas. Além disso, esses pagamentos também tendem a ser menos caros para as empresas.

O open finance, criado pelo Bacen, é um aplicativo que tem como objetivo simplificar a sua vida financeira, agregando todos os seus bancos em um só lugar. Com ele, você poderá fazer Pix tanto para débito quanto para crédito, além de outros serviços ligados às suas finanças, como carteiras digitais e investimentos.

Existe também a possibilidade de pagamentos digitais offline, em que o celular funciona como uma espécie de carteira eletrônica. No entanto, esse tipo de pagamento é mais arriscado, pois há menos dinheiro envolvido. Algumas empresas já estão desenvolvendo essa tecnologia.

Já é possível utilizar o open office pelo Watsapp

O Banco do Brasil anunciou recentemente que os seus clientes poderão utilizar o WhatsApp para acessar o Open Finance, um sistema financeiro aberto que já é utilizado em outros países. Com essa ferramenta, os clientes poderão consentir o compartilhamento de dados de contas bancárias com o BB pelo WhatsApp.

O WhatsApp será um meio para o cliente obter informações financeiras de forma automatizada. O processo é baseado no consentimento do cliente em compartilhar seus dados pessoais, o que permitirá aos bancos e outros participantes do Open Finance terem mais detalhes da vida financeira de qualquer cliente.

Com a oferta do consentimento no WhatsApp, o cliente poderá realizar diversas transações em um canal que está cada vez mais presente no dia a dia.

Será o fim do cartão de crédito?

Deixe seu comentário!

Leia: STF decide que Férias em Dobro é inconstitucional quando houver atraso no pagamento

ARKA Online Contabilidade