Trabalho híbrido pode ser preferência dos profissionais para 2023

Tempo de leitura: 3 minutos

O  trabalho híbrido é um modelo atrativo para trabalhadores que buscam oportunidades para 2023.

Trabalho híbrido
Trabalho híbrido

O trabalho híbrido é a aposta de boa parte dos colaboradores e deve ser cada vez mais adotada pelas empresas.

É natural que o home office perca força, após o longo período de isolamento durante a pandemia de Covid-19. Há quem prefira o modelo híbrido, há também quem queira voltar a trabalhar totalmente de forma presencial. Vamos ver os pontos a se considerar para cada modelo!

A prioridade dada ao relacionamento presencial com colegas de trabalho

Ao longo do período mais crítico da pandemia de Covid-19, os trabalhadores tiveram de se adaptar ao trabalho à distância, sem o convívio presencial com os colegas de trabalho, o que impactou o relacionamento entre os colaboradores e mudou a dinâmica dessas relações.

Nesse sentido, é compreensível que esse é o principal motivo da preferência pelo formato híbrido é a construção de um relacionamento entre colaboradores.

Outro fator que influencia a preferência pelo modelo híbrido é a flexibilidade, que permite o equilíbrio com as demais atividades do cotidiano.

Além disso, no modelo híbrido, não há a necessidade de estar fisicamente no local de trabalho todos os dias. Por essa razão, o tempo de deslocamento pode ser utilizado em outras atividades, o que promove mais qualidade de vida também.

Frequência do trabalho presencial no modelo híbrido

Não existe um padrão quanto à frequência de trabalho presencial no modelo híbrido. Cada empresa estabelece a frequência que faz sentido, de acordo com o tipo de trabalho realizado.

Existe a possibilidade de estabelecer uma frequência de trabalho presencial de três, duas, ou até uma veze na semana.

Há empresas que solicitam a presença do colaborador em apenas em situações específicas, como reuniões ou apresentações de projetos.

Será o fim do home office?

Embora esteja perdendo forças, já que muitos estão voltando ao modelo presencial, após o período mais crítico da pandemia, o home office continuará a ser uma tendência no mercado.

Há empresas que enxergam esse modelo como o mais vantajoso, e muitos funcionários também.

A liberdade geográfica ainda atrai muitas pessoas, portanto esse modelo não é completamente descartado do mercado de trabalho.

Muitos ainda prefeem o trabalho totalmente remoto, porque esse modelo permite um tempo maior com a família ou à disposição para os afazeres domésticos. Alguns alegam que o home office lhes propicia maior concentração das tarefas laborais.

O modelo ideal para cada empresa

Existem algumas medidas que auxiliam a empresa na definição do modelo de trabalho que será adotado.

É necessário levar em consideração que os funcionários devem ter espaço e equipamentos adequados para o exercício das suas atividades laborais, seja onde for. Além disso, o gestor precisa o ânimo e a concentração dos empregados, além do cansaço e do estresse do trabalhador. Esses pontos não podem deixar de ser observados no trabalho remoto, e a empresa deve ter um planejamento quanto a isso, caso opte pelo modelo híbrido, ou pelo home office.

Portanto, avaliar com cuidado cada modelo e a realidade da empresa, incluindo os custos que cada modelo implica ao negócio, o tipo de serviço prestado, assim como as características dos colaboradores é fundamental.

É muito importante também mapear o potencial de desenvolvimento da empresa. Fazer projeções é muito importante na tomada de decisões.

O modelo de trabalho pode impactar diretamente nos resultados do negócio.

 

Leia também: Regime de caixa e de competência: suas diferenças para a contabilidade

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade