Quer trocar de contador? Siga esses passos para mudar a contabilidade da sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você quer trocar de contador é importante saber que toda empresa ou empreendedor tem esse direito para revisar suas contas e manter suas obrigações fiscais em dias.

Mas, inicialmente, é importante compreender as verdadeiras necessidades da empresa em determinado ponto de mercado para compreender se é necessário de fato trocar a contabilidade.

Ao mesmo tempo, com o processo de crescimento dos negócios, a empresa precisa compreender se está correndo riscos e se poderá se manter em dia com as obrigações em relação ao processo gestor e fiscal.

Neste artigo apresentamos os principais conceitos e orientações para empresas que pretendem revisar suas atividades contábeis e gestoras antes de tomar esse tipo de decisão.

Quer trocar de contador?
Quer trocar de contador?

Para quem quer trocar de contador, leia as orientações a seguir

Para alguns empreendedores pode parecer uma tarefa muito difícil pensar em trocar de contador. Um dos principais motivos é o fato da empresa não se sentir plenamente satisfeita com os serviços dedicados pela atual contabilidade.

Seja na contratação de serviços internos ou terceirizados, a empresa poderá sentir a necessidade de um prestador de serviço que de fato seja mais atencioso para as demandas atuais da empresa.

Por outro lado, quando uma empresa começa a crescer mais rápido, poderá se sentir rodeada de novas demandas para a manutenção de seu controle operacional, financeiro e demais atividades que irão exigir maior dedicação do departamento de contabilidade.

Ou seja, quem cresce precisa rever suas estruturas e forças internas para se manter plenamente organizado.

O processo

O processo inicial para a empresa que quer trocar de contador começará com uma boa pesquisa de mercado, análise de valores de serviços e condições a serem inseridas no contrato e distrato de contratação.

É importante ficar atento aos detalhes do contrato para o processo de contratação de um novo funcionário, prestador de serviço ou empresa terceirizada podendo comparar com os antigos acordos e verificar as inovações que o novo serviço poderá oferecer para o atual projeto da empresa.

Nesse primeiro momento é importante analisar os serviços a serem contratados sabendo que cada tipo de serviço é importante para manutenção de todas as obrigações legais a serem cumpridas como, por exemplo, o pagamento de impostos dentro do necessário.

Quem pode contratar?

Lembramos que ao contratar a contabilidade, esse tipo de serviços pode e deve ser contratado por diferentes níveis de Pessoa Jurídica a partir do MEI (Microempreendedor Individual), mesmo sabendo que o MEI não é obrigado a contratar um contador, mas todos os perfis de empresas precisam contar com a atenção de um contador especializado.

Desde um pequeno negócio até uma grande empresa necessita de contar com esse tipo de serviço. A dedicação do contador oferece melhorias para a rotina financeira, integrando os dados do ADM da corporação.

Quando fazer a troca?

Não existe um momento indicado para fazer esse tipo de troca. Ela pode ocorrer no processo de abertura de uma empresa, nos primeiros anos, em seu processo de crescimento, no processo de unificação de negócios de outras empresas, internacionalização de seus produtos e entre outros processos de mercado.

Importância da contabilidade

Para quem quer trocar de contador ou revisar os serviços, é fundamental compreender a importância desse tipo de serviço e como deve ser realizada a transição para uma nova contabilidade em caso de troca.

Como relatado, todas as empresas, com exceção do MEI, são obrigadas a ter um contador para regularizar todas as contas e obrigações fiscais do negócio.

E essas obrigações abrangem a organização e pagamento de impostos, folha de pagamento, atualização de dados referentes ao patrimônio, identificação de pontos fracos e fortes na gestão e manter todas as documentações em dia.

Tomada de decisão

Geralmente, a troca de contador pode ajudar na tomada de decisão, elevando ainda na qualidade de decisões estratégicas que possam ajudar no planejamento de custos e despesas, além de previsibilidade de crescimento e lucro.

Assim, a contabilidade é direcionada para todas as fases de uma empresa desde o seu ponto de abertura, expansão e processo de encerramento, ajudando a resolver demandas fiscais e muitas pendências de cada etapa.

Devemos considerar ainda a complexidade do sistema tributário e fiscal existente no Brasil, que exige a dedicação de um profissional em contabilidade constante a muitas mudanças dentro da legalidade.

Questões a resolver

A dedicação da contabilidade, mesmo para a empresa que quer trocar de contador, ajuda a empresa a não pagar impostos em excesso, manter os dados em dia com a fiscalização, optar pelo regime de tributação mais adequado à empresa e evitar, além de evitar erros na declaração de bens e patrimônios.

Para resolver determinadas questões podem ainda impactar na decisão de querer trocar de contador de forma a contribuir melhor com as decisões estratégicas. Outro fator é manter os livros e todos os documentos contábeis sempre organizados e com dados atualizados.

Troca segura

A troca dos serviços de contabilidade exige análise dos contratos, conhecer o portfólio de serviços do prestador contábil e verificar quais clientes ele já atende.

A troca deve conter o distrato com o prestador de serviço anterior e firmar contratos com o novo prestador de serviços incluindo o pagamento de taxas contratuais e primeiras mensalidades relacionadas à contratação.

O que justifica a troca?

Para saber se quer ou não quer trocar de contador, é importante verificar quais fatores justificam a troca.

Quer trocar de contador?
Quer trocar de contador?

Além das novas demandas e do crescimento de uma empresa, outros fatores podem justificar a troca de contador como o péssimo atendimento, dificuldade de comunicação, utilização de ferramentas desatualizadas, descumprimento de prazos, ausência de proatividade

Conclusão

Portanto, para a empresa que quer trocar de contador é importante verificar que esse tipo de transição requer atenção sobre questões contratuais, valores envolvidos e replanejamento do dado.

Ao mesmo tempo é importante analisar se há algum tipo de pendência em ordem municipal, estadual e federal, para evitar erros e situações que estejam pendentes antes de realizar a transição.

Sendo assim é um direito de todo empreendedor e pessoa jurídica trocar de contador seguindo todos os cuidados.

ARKA Online Contabilidade