A China Está, Tranquilamente, Dominando a Mais Importante Tecnologia do Mundo?

Tempo de leitura: 2 minutos

 

 

A China Está, Tranquilamente, Dominando a Mais Importante Tecnologia do Mundo?

De necessidades básicas diárias como carros, telefones celulares e computadores às tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial, foguetes, drones e caças militares, quase todos os produtos eletrônicos hoje dependem de chips e semicondutores para operar.

Os chips são a base de qualquer tecnologia. Dada a importância da Internet e dos produtos eletrônicos no mundo atual, liderar a produção de semicondutores no século 21 é como controlar as reservas de petróleo no século 20. Chips são o novo óleo. Quem tem a capacidade de produzi-los tem uma grande vantagem econômica.

Os semicondutores mais avançados exigem tecnologia extremamente avançada.Para se ter uma ideia, um chip de 2 nanômetros de comprimento e do mesmo tamanho de uma molécula de DNA anunciou que iniciará a produção em 2023.

Apenas um punhado de países no mundo tem a capacidade de produzir esses semicondutores avançados. Embora a China seja o maior exportador mundial de produtos tecnológicos, fabricando de tudo, desde telefones celulares aos mais modernos painéis solares, eles não podem produzir os chips que existem no mundo hoje.

Os produtos eletrônicos que exportam são necessários para importação de outros países. É neste contexto que o presidente chinês Xi Jinping afirmou em 2016 que “o controlo da nossa base tecnológica por estrangeiros é o nosso maior perigo”. No entanto, a China tem uma aposta de US $ 200 bilhões para mudar essa situação e dominar a produção de chips nos próximos 9 anos ...

 

 

 

Fontes:
Mary Gullett, 2020. China’s Bid To Lead Artificial Intelligence Chip Development within the Decade

Dieter Ernst, 2020. Competing in Artificial Intelligence Chips: China’s Challenge amid Technology War

Esther Majerowicz, 2018. Chinese Industrial Policy in the Geopolitics of the Information Age: The Case Of Semiconductors

CARRICK FLYNN, 2020. MAINTAINING CHINA’S DEPENDENCE ON DEMOCRACIES FOR ADVANCED COMPUTER CHIPS

Jan-Peter Kleinhans
, 2021. Mapping China’s semiconductor
ecosystem in
global context

John VerWey, 2019. Chinese Semiconductor Industrial Policy: Past and Present

Mathieu Duchâte, 2021. The Weak Links in China's Drive for Semiconductors

Yi-ting Wang, 2019. Chip War: Taiwan’s role in China's Semiconductor Industry Policy