Pensando em abrir um comércio? Conheça as tendências do comércio varejista

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das principais alternativas para driblar a crise no mercado de trabalho é empreender. Dessa maneira, abrir um comércio tem se tornado uma das soluções encontradas por um número cada vez mais elevado de empreendedores.

No entanto, nem todos compreendem quais são os passos que devem ser seguidos para que seja possível empreender com assertividade.

Deste modo, o primeiro passo que todo empreendedor deve seguir é se planejar. Afinal de contas, não existe uma receita ideal para abrir um comércio. Logo, é necessário levar em consideração uma série de fatores acerca do seu negócio.

Sendo assim, uma das etapas que não podem ser ignoradas por um empreendedor é o entendimento de todas as tendências atuais do mercado varejista. Com isso, que tal compreender melhor sobre este assunto agora mesmo?

Acompanhe este artigo e confira quais são as principais tendências do comércio varejista e como você pode abrir um comércio com assertividade. Leia com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Você sabe como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?

Como abrir um comércio com assertividade?

Uma dificuldade muito comum no momento de abrir um comércio é a falta de conhecimento e de preparo por parte dos empreendedores.

Desse modo, diversos projetos acabam ficando pelo caminho. Com isso, quais são os passos para que seja possível empreender com maior assertividade?

O primeiro passo que todo empreendedor deve seguir para abrir um comércio é elaborar e ter em mãos um plano de negócios. Aqui, serão definidos todos os objetivos e metas para o seu negócio e quais os melhores caminhos para alcançá-los.

Além disso, é fundamental que um empreendedor disponha de recursos financeiros para tirar o seu próprio negócio do papel. Acompanhe conosco algumas dicas para investir em um comércio mesmo sem muitos recursos:

  • Avalie as melhores oportunidades no mercado;
  • Economize no momento da compra do mobiliário;
  • Mantenha o seu comércio devidamente legalizado;
  • Busque reduzir a carga tributária;
  • Conheça os seus concorrentes.

Sendo assim, após seguir as dicas acima, é possível abrir um comércio com maior assertividade. Agora, que tal compreender quais são as principais tendências do comércio varejista? Continue a leitura e descubra!

Aproveite para conferir também o nosso artigo referente ao assunto: Precificação: como calcular o preço do seu serviço?

Quais as principais tendências no comércio varejista?

No momento de abrir um comércio, é comum buscar por caminhos que já tenham apresentado resultado no mercado. Com isso, fazer uma análise dos seus concorrentes é fundamental, a fim de entender quais as tendências no comércio varejista.

Deste modo, é de extrema importância que o empreendedor compreenda que o comportamento do seu consumidor passou por grandes mudanças nos últimos anos. O que demanda uma certa adaptação para atendê-los.

Sendo assim, acompanhe conosco algumas das principais tendências encontradas no comércio varejista. Vamos lá?

  • Foco no seu cliente;
  • Implementação da tecnologia;
  • Proporcione uma boa experiência ao cliente;
  • Tenha uma loja física e uma virtual.

Agora, continue acompanhando o nosso artigo para compreender como cada uma das tendências citadas acima podem ser implementadas no seu comércio. Confira conosco!

1. Foco no seu cliente

Como você já pode ter compreendido, abrir um comércio com assertividade passa por um entendimento mais aprofundado do seu cliente. Com isso, você pode, inclusive, utilizar ferramentas como o Analytics para conhecê-lo melhor.

Desse modo, características fundamentais como gênero, idade, localização e outras podem ser obtidas com maior praticidade, o que permite a elaboração de uma estratégia mais eficiente.

Sendo assim, a partir do momento que todas as informações são obtidas, é possível oferecer os seus produtos e serviços com uma maior chance de retorno. Isso porque, agora, você sabe para quem está vendendo.

2. Implementação da tecnologia

Uma segunda tendência no comércio varejista é a implementação da tecnologia no dia a dia e nas operações de um negócio.

Isso porque, após fazer uso da tecnologia, um comércio pode proporcionar uma experiência mais positiva para os seus clientes. O que permite alcançar resultados cada vez melhores.

Sendo assim, por meio da automatização de processos, as transações comuns na rotina do seu comércio são realizadas com mais segurança. Além disso, benefícios como uma maior agilidade na emissão de notas fiscais também podem ser colhidas.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: MEI - Saiba como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

3. Proporcione uma boa experiência ao cliente

Proporcionar uma boa experiência ao seu cliente é uma dica fundamental no momento de abrir um comércio. Afinal de contas, além de fidelizá-los, é possível captar novos clientes por meio de indicações, aumentando assim a sua base.

Desta maneira, existem algumas formas de proporcionar uma boa experiência ao cliente. Acompanhe a seguir algumas delas:

  • Ambiente climatizado;
  • Horários especializados;
  • Atendimento diferenciado.

4. Tenha uma loja física e uma virtual

Uma das principais tendências no momento de abrir um comércio é a abertura de uma loja virtual. Afinal de contas, o ambiente online tem atraído cada vez mais consumidores.

Deste modo, apostar na abertura de um e-commerce é fundamental para aumentar a visibilidade e o alcance do seu negócio. Isso porque, agora os clientes podem realizar as suas compras sem precisar sair de casa.

Portanto, você acabou de acompanhar o nosso artigo sobre as principais tendências do comércio varejista. Além disso, não se esqueça de contar com o suporte de um serviço especializado, como o de um escritório de contabilidade.

A ARKA online é um escritório que presta serviços de contabilidade, consultoria trabalhista e tributária, composto por especialistas em Micro e Pequenas Empresas, MEI-Microempreendedor Individual e eSocial Doméstico.

Entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros artigos como o que você acabou de ler!

Por fim, acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto:Encargos Trabalhistas: quanto custa manter um funcionário?