Atenção! A entrega da declaração de Imposto de renda 2022 começa dia 07 de março

Tempo de leitura: 4 minutos

A entrega da declaração de imposto de renda 2022 começa no dia 7 de março e vai até 29 de abril. Continue a leitura para saber mais detalhes!

Reúna todos os seus documentos e se organize para cumprir uma de suas obrigações mais importantes de 2022.

As declarações de imposto de renda são feitas em todo o Brasil, todos os anos, e milhões de contribuintes se organizam para fazer essa declaração. Quem entregar primeiro leva vantagem, então se organize!

No artigo de hoje, apresentaremos informações que o ajudarão a se preparar para a entrega da declaração de imposto de renda 2022.

Saiba quais são as vantagens de entregar sua Declaração do IR o quanto antes

Além de resolver logo e, assim, ter uma preocupação a menos, há alguns benefícios para o contribuinte que entrega a declaração de imposto de renda 2022 mais cedo.

Agora vamos ver as vantagens! Quem não gosta de ter dinheiro no bolso? Todo mundo adora! Então, saiba que quem fizer a declaração primeiro este ano pode ter o seu dinheiro de volta mais rápido, recebendo a restituição do imposto antes dos demais contribuintes.

Outro benefício é que você poderá acompanhar o processamento da sua declaração, e se houver erros, você poderá corrigir e enviar as suas correções rapidamente e ainda receber o seu reembolso mais rápido!

Acompanhe dicas para sua declaração de Imposto de Renda 2022

Para enviar a sua declaração imediatamente, você deve separar alguns documentos.

Existem 3 grupos tributáveis ​​no imposto de renda, divididos em renda, bens, direitos e pagamentos.

Confira abaixo algumas informações sobre esses grupos:

  • Renda: são os relatórios de folha de pagamento, aposentadoria e pensão do declarante e seus dependentes, além de outras fontes de renda;
  • Bens e Direitos: são escrituras de propriedade, documentos de veículos, comprovantes de bens como ações de ouro e aquisições ou posses de novos bens;
  • Pagamentos: despesas médicas, despesas de educação, faturas de despesas imobiliárias, comprovante de pagamento de pensão alimentícia, etc.

Reúna todos os documentos envolvendo os grupos acima e comece a se preparar. Lembre-se de que as despesas com saúde e educação podem ser deduzidas do imposto de renda para ajudar a aumentar a sua restituição de impostos.

Reúna todos os comprovantes e documentos pessoais para você e seus dependentes, prepare-se para a entrega da declaração de imposto de renda de 2022 e evite surpresas na sua declaração.

Organize-se!

Leia também Imposto de Renda de 2022: como obter a sua restituição o mais rápido possível

Novidade para a entrega da declaração de imposto de renda 2022

A Receita Federal anunciou que os testes de diagnóstico de covid-19 de 2021 estão disponíveis como deduções e restituições nas declarações de imposto de renda de 2022. A medida se justificava pela grande procura por exames, principalmente após as festas de fim de ano. Dependendo da rapidez do diagnóstico e do tempo de resposta, alguns exames podem custar até 700 reais.

Nem todos os testes podem ser deduzidos das declarações de imposto de renda. Testes feitos em farmácias, por exemplo, não podem ser declarados mesmo que haja nota fiscal.

Para concluir

Primeiro, organize todos os documentos e relatórios. Em segundo lugar, localize o arquivo eletrônico de sua declaração de imposto do ano anterior. É importante cadastrar sua senha no serviço "Meu IRPF" da Receita Federal!

O hábito de deixar as coisas para o último minuto pode ser prejudicial. Em nossa experiência, nos últimos três ou quatro dias, ao final da entrega da declaração, o envio torna-se mais difícil, o que gera pressão, pois as multas podem atingir níveis muito altos.

Faça uma lista. O mais importante nesse primeiro momento é tentar rever as ações fiscais que ocorrerão em 2021. Reúna todos os documentos que possua. A comprovação anual de renda fornecida por fontes de pagamento e bancos deve ser acompanhada de perto e recebidas até o final de fevereiro.

A ARKA Online é especialista na consultoria para imposto de renda pessoa física. Com anos de experiência, contamos com profissionais altamente qualificados que irão auxiliá-lo a obter o melhor resultado possível na declaração de seus rendimentos. Deixe tudo conosco e envie toda a documentação digitalizada via e-mail ou pelas fotos do seu celular!

Entre em contato!