Atenção Plena e Saúde Mental: Como a Atenção Plena Pode Auxiliar o seu Bem-Estar

Tempo de leitura: 1 minuto

No mundo acelerado de hoje, é fácil se envolver na correria do dia a dia. Estamos constantemente bombardeados com informações e estímulos, e pode ser difícil encontrar tempo para relaxar e estar presente.

É aí que a atenção plena entra em cena. A atenção plena é a prática de prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. Trata-se de estar consciente de seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais, sem se envolver com eles.

A atenção plena tem demonstrado ter diversos benefícios para a saúde mental. Ela pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Também pode melhorar o seu humor, aumentar a autoestima e ajudá-lo a lidar com emoções difíceis.

Como Praticar a Atenção Plena

Existem várias maneiras diferentes de praticar a atenção plena. Aqui estão alguns exercícios simples para você começar:

Respiração consciente: Sente-se em uma posição confortável e concentre-se na sua respiração. Observe a elevação e a queda do seu peito enquanto inspira e expira. Não tente mudar sua respiração de forma alguma, apenas observe-a.

Varredura corporal: Direcione sua atenção para diferentes partes do seu corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Observe qualquer sensação que esteja sentindo, sem julgamento.

Caminhada consciente: Faça uma caminhada ao ar livre e concentre-se ao seu redor. Observe as vistas, sons, cheiros e sensações do seu ambiente.

Conclusão

A atenção plena é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a melhorar a sua saúde mental. Se você tem interesse em aprender mais, eu o incentivo a verificar os recursos que mencionei acima. Com um pouco de prática, você estará no caminho para uma mente mais saudável e feliz.

Leia: Entendendo a Depressão: Sintomas, Causas e Tratamentos