Contabilidade para afiliados e infoprodutores

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o desenvolvimento da tecnologia, muitas ocupações surgiram no mercado, como as de afiliados e infoprodutores.

Os empreendedores digitais também precisam de conhecimento de gestão para serem bem-sucedidos. Portanto, há a importância de contar com profissionais que possam ajudar nessa tarefa, ou seja, a contabilidade para afiliados e infoprodutores.

Os produtos digitais vendidos e acessados pela internet são chamados de infoprodutos. Os arquivos pagos de áudio, vídeo ou PDF que podem ser acessados ou baixados em plataformas específicas se enquadram nessa categoria.

O objetivo deste produto é resolver os problemas das pessoas que o compraram. Os produtores de informação são especialistas em áreas específicas do conhecimento que desenvolvem esses produtos. Portanto, eles são livres para apresentar seu domínio para um público específico.

Os afiliados atuam como facilitadores para a remessa desses produtos de informação. Eles são uma aliança de produtores de infoprodutos. Esses profissionais compõem uma porcentagem das vendas.

Ambas as funções são extremamente importantes na economia de hoje. No entanto, para que esses profissionais tenham sucesso, é necessário considerar a contabilidade para afiliados e infoprodutores.

Neste artigo, você poderá verificar algumas das peculiaridades desse serviço no campo da produção de conteúdo digital.

Vamos falar mais sobre contabilidade para afiliados e infoprodutores, desde a abertura da empresa.

O mercado para infoprodutores

A oportunidade de traduzir o conhecimento adquirido em produtos de informação é muito promissora. Essa é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades e impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Este é um mercado ideal para pessoas com muitas ideias, mas sem dinheiro para iniciar um negócio. Para quem quer fazer um curso ou treinamento online, as oportunidades são enormes. Afinal, as pessoas estão sempre procurando aprender coisas novas, principalmente diretamente de especialistas.

Existem plataformas online que podem regular a venda de produtos de informação. Dessa forma, facilitam a vida dos produtores de informação e subsidiárias. Distribua materiais digitais como cursos online, revistas digitais e e-books através deles, e não se esqueça de contar com a contabilidade de afiliados.

Operar nesse mercado sem fronteiras com o apoio de contadores é uma grande oportunidade para empreendedores digitais crescerem com segurança.

Contabilidade para infoprodutores e afiliados: como pessoa física ou jurídica

Para vender online, você não precisa de CNPJ. Ou seja, o valor das vendas ou comissões pode ser auferido através do seu CPF.

Esse formato pode ser interessante para quem está começando ou tem baixa rotatividade. No entanto, plataformas como a Hotmart possuem limitações para os empreendedores digitais.

Para se manter no mercado e investir no crescimento dos negócios, é importante abrir formalmente a empresa com o apoio da contabilidade especializada. A obtenção de um CNPJ como infoprodutor ou afiliado pode reduzir a carga tributária.

O imposto de renda de pessoa física pode seguir um cronograma progressivo de imposto de renda, que pode chegar a 27,5% da receita. Também deverá contribuir com 20% sobre a tabela do INSS. A faixa máxima é de R$ 7.087,22 (2022).

Além disso, há um limite de saque nas plataformas intermediárias de vendas. Com base nesse valor, os impostos são calculados todos os meses. Um contador especializado em contabilidade pode realizar todo o processo para você.

Cada plataforma tem as suas restrições de vendas. É importante realizar análises para prever quanto tempo levará para atingir esse limite. Quando você começa a obter valor além desses limites, é fundamental contar com as instruções de um contador experiente.

Abertura de empresa para infoprodutores e afiliados

Contabilidade para afiliados e infoprodutores
Contabilidade para afiliados e infoprodutores

A partir do momento em que a renda começa a ultrapassar o limite de saque da plataforma, é aconselhável abrir uma empresa. Para isso, juntamente com uma contabilidade para infoprodutores e afiliados, é necessário escolher a natureza jurídica da empresa: empresário individual, sociedade LTDA ou uma unipessoal.

Depois, ainda com o auxílio da contabilidade, é necessário escolher um regime tributário: simples nacional, lucro presumido ou lucro real. Todas as opções têm prós e contras e podem ser consultadas com um escritório de contabilidade. Contadores especializados podem ajudá-lo a escolher a melhor opção para sua empresa.

Leia também: O fluxo de caixa e a sua importância para a empresa

Benefícios da abertura de uma empresa para infoprodutores e afiliados

Sua credibilidade aumentará com a abertura da empresa. Ao abrir a empresa e obter um CNPJ, com uma contabilidade especializada, você passa confiança aos clientes. Portanto, demonstrará conformidade e agirá dentro das regras e ampliará os negócios.

O acesso ao crédito e empréstimos também é mais fácil para empresas. As taxas são menores, o valor disponível é maior e um escritório de contabilidade pode te ajudar.
Além disso, as empresas de afiliados devem emitir notas fiscais para as empresas de infoprodutores. Já os infoprodutores devem emitir suas notas fiscais para seus clientes. Nisso, a contabilidade pode ajudar também.

Tributação para infoprodutores e afiliados

Com a ajuda da contabilidade, os infoprodutores devem pagar impostos sobre todas as vendas. Por sua vez, o afiliado só paga imposto sobre as comissões que recebe.

Tanto o afiliado, quanto a plataforma, registram o custo na fatura do produtor. Eles também emitem notas de serviços prestados aos produtores.

Portanto, se o infoprodutor não incluir o valor desses serviços, o tratamento contábil terá problemas nos cálculos dos impostos.

Outra questão importante em relação à tributação é a isenção de impostos. No entanto, apenas produtos em formato eBook estão isentos de impostos.

Ainda, se uma empresa estiver sob o Regime Simples Nacional, sua alíquota de ICMS será zero, mas, normalmente, deve pagar PIS e COFINS.

Outros produtos de informação, como aulas e cursos, são tributados de forma diferente, mesmo que façam parte de um pacote. Nesses casos, os contadores podem ajudar os infoprodutores no planejamento tributário para manter os impostos os mais baixos possíveis, sempre respeitando a com a legislação.

Como aumentar suas vendas como infoprodutor

Agora que você sabe mais sobre contabilidade para infoprodutores e afiliados e como abrir o seu negócio, pode estar se perguntando como aumentar as suas vendas.

Para ter total confiança em sua gestão financeira, contando com um bom plano de aumento de rentabilidade e com a correta gestão fiscal, sempre cumprindo com a legislação, recomendamos fortemente os serviços contábeis para infoprodutores e afiliados. Com este profissional, você obter os seguintes benefícios:

• Otimização do seu tempo para focar no que realmente importa - produção;
• Especialização, pois os erros podem ser fatais para o futuro do seu negócio;
• Redução de impostos, com ajuste do seu sistema tributário;
• Segurança e estabilidade para o desenvolvimento do seu negócio;
• Investimento com sabedoria e corte de custos com segurança, sem impactar diretamente no produto final do seu plano.

Encontre o melhor escritório de contabilidade

A contabilidade para infoprodutores e afiliados é uma tarefa importante, mas que pode se tornar um pesadelo se não for feita da forma correta. Com todas as regras e mudanças, é difícil manter a contabilidade atualizada sem ter conhecimentos específicos na área.
A ARKA Online presta serviços de contabilidade para infoprodutores e afiliados de forma simples e honesta. Com nosso serviço, você não precisa se preocupar em manter a sua contabilidade organizada ou atualizada. Nosso time de especialistas irá cuidar disso para você. Além disso, oferecemos toda a praticidade do atendimento online.
Evite dor de cabeça. Contrate a ARKA Online!

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]