Imposto de renda: Declaração simplificada ou completa, qual utilizar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é imposto de renda, muitos contribuintes ficam em dúvida se devem optar pela declaração simplificada ou completa. Mas afinal, qual a melhor opção?

Contudo, antes de tomar qualquer decisão, é importante que você entenda as diferenças entre os dois tipos de declarações. A seguir, vamos esclarecer tudo para você!

A declaração de Imposto de Renda simples ou completa depende da quantidade de despesas que você tem para serem deduzidas do IR. Se você tiver muitas despesas, a melhor opção é fazer a declaração completa, pois assim será possível deduzir um valor maior do imposto.

Você deve informar todas as suas fontes de renda e bens que possui na declaração, independentemente do modelo escolhido. No entanto, é provável que você precise usar a declaração completa se tiver mais deduções.

Isso significa que é importante estar atento aos detalhes e preparar-se para lidar com todas as possibilidades. Só assim será possível garantir que nada fique fora da declaração e evitar problemas com a Receita Federal. É sempre bom se planejar para o melhor!

Declaração simplificada

A declaração simplificada é ideal para aqueles que têm poucas deduções a serem declaradas. Com essa opção, você tem um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do Imposto de Renda do ano anterior à sua declaração, limitado a um valor de até R$ 16.754,34.

O modelo de declaração simplificada não está limitado a contribuintes com renda total ou fontes pagadoras específicas. Qualquer contribuinte pode usá-lo, basta fazer o cálculo do desconto de 20% para saber se vale a pena.

A declaração do imposto de renda no modelo simplificada é mais indicada para aqueles contribuintes que tem poucas despesas dedutíveis. Isto é, se você tem poucas despesas que podem ser abatidas do seu imposto de renda, o modelo simplificado é o ideal para você. Além disso, este modelo é mais fácil e rápido de preencher, o que também o torna mais conveniente para aqueles que não tem muito tempo ou paciência para fazer a declaração.

Declaração completa

Este modelo é o mais adequado para aqueles que têm muitas deduções do Imposto de Renda, como despesas com dependentes, saúde e educação. Como na declaração simplificada, todas as despesas devem ser listadas.

No modelo completo da declaração de imposto de renda, você precisa apresentar todos os seus gastos com tributos detalhadamente.

A declaração do imposto de renda no modelo completo é mais indicada para aqueles contribuintes que tem muitas despesas dedutíveis, pois eles podem abater o valor total das despesas no imposto devido. No entanto, é importante lembrar que as despesas dedutíveis devem ser comprovadas, pois o Fisco pode exigir a apresentação de documentos para confirmar o valor das despesas.

Principais deduções da base de cálculo do IR

As principais deduções de Imposto de Renda que você pode ter na sua declaração são: despesas médicas, com educação, dependentes, alimentados, doações, contribuição previdenciária e recolhimento de INSS.

As despesas médicas podem ser deduzidas no Imposto de Renda, desde que sejam comprovadas mediante nota fiscal. As despesas com educação, tanto para o contribuinte quanto para seus dependentes, podem ser deduzidas no Imposto de Renda.

É necessário que todas as despesas dedutíveis sejam comprovadas de forma documental. A Receita Federal, pode a qualquer momento dentro do prazo prescricional, solicitar cópias de documentos para averiguação.

Independentemente do modelo utilizado para a declaração de imposto de renda, todas as fontes de renda e deduções precisam ser informadas. Além disso, é importante guardar os comprovantes das declarações por pelo menos 5 anos.

Como escolher o melhor modelo de declaração

O melhor modelo de declaração para você usar depende do seu caso particular. O programa da declaração da Receita Federal calcula e compara o quanto será pago de imposto e qual o valor da restituição a ser recebido (caso haja algum), indicando, ao final, se você deve usar a declaração simples ou a completa.

Atenção: se o valor total de suas deduções for maior que R$ 16.754,34 é melhor você fazer a declaração completa.

Se você está em dúvida sobre qual modelo preencher, opte pelo modelo completo. Caso o programa da Receita Federal reconheça que o seu caso é mais adequado para o modelo simplificado, as informações poderão ser automaticamente transferidas de um modelo para o outro.

Relação da declaração com a restituição do imposto de renda

Você sabe qual é a relação entre o tipo de declaração do Imposto de Renda e a restituição?

Quando você está preenchendo o modelo completo do imposto de renda, você está fornecendo todas as informações necessárias para garantir uma maior restituição. Isso porque, com todos os seus dados, o sistema consegue fazer um cálculo mais preciso de quanto deve ser devolvido a você.

Além disso, o modelo completo também é importante para que você possa acompanhar todos os seus gastos durante o ano.

independente do modelo de declaração que você escolher para o Imposto de Renda, é muito importante que os dados estejam corretos para evitar problemas.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Declaração do imposto de renda ou declaração de ajuste anual?