Como declarar plano de saúde para reduzir seu Imposto de Renda

Tempo de leitura: 4 minutos

Para reduzir seu Imposto de Renda anual, você deve declarar o plano de saúde corretamente. Vamos te explicar como declarar isso na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Leia até o final!

Declarar plano de saúde
Declarar plano de saúde

Você está sempre preocupado com sua saúde e a de sua família? Então, optou por um plano de saúde que cubra a maior parte das suas despesas médicas e da sua família? Agora chegou o momento de declará-lo no seu Imposto de Renda, para reduzir o valor a pagar.

Não se esqueça de declarar seu plano de saúde no Imposto de Renda! Se é você quem paga o plano de saúde, seja integral ou parcial, é importante informar isso na declaração. Vamos te mostrar como declarar corretamente essa despesa dedutível na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Descubra agora em qual situação você estará isento de declarar seu plano de saúde no Imposto de Renda. Entenda um pouco mais sobre os tipos de planos de saúde e como eles podem te ajudar a economizar no Imposto de Renda.

Plano de saúde corporativo

Um plano de saúde corporativo geralmente é oferecido como um benefício para os funcionários, uma forma de mantê-los na empresa por mais tempo. Muitas pessoas optam por esse tipo de plano ao invés de um plano individual.

Em geral, o empregador acaba pagando parcialmente ou integralmente pelo plano de saúde dos colaboradores.

Enquanto a empresa arcar com todos os custos pelo plano de saúde, o contribuinte não precisará declarar; mas, se pagar parte do plano, será preciso informar na declaração do Imposto de Renda para reduzir o valor do a pagar, portanto, é importante considerar este aspecto.

Como a empresa vai arcar com o custo do plano de saúde, o contribuinte não precisará declará-lo. Mas, se pagar parcialmente, terá que informar isso na declaração de Imposto de Renda.

Nos casos em que o contribuinte paga parte do plano de saúde, esse valor desembolsado deduzirá o imposto a pagar. A parte que a empresa paga, será considerado em sua contabilidade como despesa.

Plano de saúde individual

Plano de saúde individual é aquele que você contrata diretamente com uma operadora do serviço. Nesse tipo de plano, o contribuinte precisa declarar o valor total do plano na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Plano de saúde na Declaração de Ajuste Anual

Você sabe que o seu plano de saúde só é dedutível no Imposto de Renda se você fizer a declaração completa, certo? Mas e onde você insere essa informação na sua declaração? É aqui mesmo! Continue lendo para aprender como colocar o seu plano de saúde no Imposto de Renda.

Onde informar na Declaração do Imposto de Renda

Na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, utilize o código 26 em Pagamentos Efetuados, para informar os valores pagos, conforme declaração da operadora do plano ou da sua empresa onde trabalha.

Quais os dados informar na declaração?

De posse da declaração da operadora ou informações do seu empregador, informe o nome, CNPJ, valores pagos e reembolsados com os seus próprios gastos.

Em seguida, informe na mesma ficha, os valores referentes a seus dependentes e alimentados, caso tenha. A operadora ou o seu empregador deve te fornecer uma declaração com as informações detalhadas.

E lembre-se, os valores reembolsados devem ser declarados também. Os valores reembolsados não são dedutíveis. Esses valores são informados na mesma ficha Pagamentos Efetuados, em despesa com saúde (hospitais, médicos, psicólogos, ...). Informe valor pago e parcela não dedutível/valor reembolsado; além de CNPJ, nome e descrição do serviço.

Não se esqueça! Guarde todos os recibos e notas fiscais das suas despesas dedutíveis. Você precisará comprová-las na Receita Federal, caso seja solicitado pela Receita Federal.

Não há dúvidas de que um bom plano de saúde pode trazer vários benefícios. Agora que você sabe como declarar seu plano na declaração do Imposto de Renda, aproveite esses benefícios ao máximo!

Leia também:  Saiba como declarar aposentadoria no Imposto de Renda

 

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade