Quais as vantagens de um empréstimo com garantia?

Tempo de leitura: 6 minutos

Realizar empréstimo com garantia é um dos principais objetivos de um gestor responsável e atuante de forma favorável para a saúde financeira de sua empresa.

Empréstimo com garantia
Empréstimo com garantia

Principalmente, para a concretização de grandes objetivos ou de renovação do portfólio de produtos e de serviços da marca, ter acesso à linha de crédito seguro ajuda no incremento dos investimentos e na criação de novas oportunidades de negócios.

Para realizar novos projetos é importante obter novos recursos, manter as contas da empresa em dia e definir as melhores metas a serem alcançadas.

Neste artigo falaremos mais sobre essa modalidade de crédito e seus principais benefícios.

O que é empréstimo com garantia?

Trata-se de um tipo de crédito solicitado junto a uma instituição financeira através do qual a parte solicitante oferece algum tipo de bem ou patrimônio como garantia de pagamento do montante financeiro auferido e parcelado.

Na prática, o solicitante ao pegar determinada quantidade em dinheiro para investir em sua vida pessoal, profissional ou negócio, oferece uma casa, apartamento ou automóvel como garantia para obtenção de determinado recurso financeiro via crédito.

Dessa forma, a instituição financeira, o banco no caso, terá maior segurança para emprestar determinada quantidade de dinheiro.

A seguir apresentamos os principais benefícios de oferta e obtenção dessa modalidade de crédito.

Juros menores

Ao conseguir um empréstimo com garantia é mais fácil obter crédito com juros menores, pelo simples fato dos riscos serem menores também para a instituição bancária em comparação com o crédito auferido sem a condição de um bem como garantia.

Através de uma visão prática podemos afirmar que os juros de um empréstimo estão atrelados ao fator risco existente na transferência do recurso financeiro dentro de um determinado prazo previsto em contrato.

Mas, quando o solicitante oferece um bem ou patrimônio como garantia, caso não consiga pagar as parcelas ou montante solicitado, o bem apresentado como garantia será tomado pelo credor para quitar o valor emprestado.

Sendo assim, os riscos serão menores para o banco que poderá ainda cobrar juros menores.

Finalidade do dinheiro

Ao obter crédito com garantia, o tomador do empréstimo não precisa comunicar a finalidade do dinheiro. Independente das necessidades atuais, seja para cobrir questões pessoais ou jurídicas, o solicitante não precisa indicar o porquê de estar pegando determinada quantidade de dinheiro financiado.

Geralmente, em outras modalidades de crédito, o tomador do empréstimo precisará indicar e comprovar para qual objetivo está solicitando o valor financiado.

No caso do crédito realizado com garantia, o beneficiado com o empréstimo poderá usar os valores para diferentes objetivos como viajar, pagar outras dívidas, investir em um novo negócio e entre outros objetivos.

Processo simplificado

O processo de contração de empréstimo com garantia envolve etapas simples sem a necessidade de avaliações burocráticas para aprovação ou passar por um longo processo de espera.

Por ser uma modalidade de crédito mais segura para o banco, o processo gera uma liberação dos recursos solicitados de modo prático e ágil, permitindo que os objetivos sejam alcançados com mais velocidade.

Prestação acessível

Dentre os pontos positivos do crédito obtido com garantia é o pagamento de parcelas cujos valores são mais acessíveis e menos pesados em comparação com o empréstimo sem garantia.

O tomador do empréstimo além de poder pagar parcelas mais acessíveis poderá ainda pagar valores maiores podendo, dessa forma, investir em projetos mais importantes como a reforma de uma casa, incremento do estoque de sua empresa e abertura de novas oportunidades de médio e grande porte.

Principais modalidades

Quando falamos em empréstimo com garantia devemos ter atenção às principais modalidades que apresentamos a seguir.

Garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel permite ao tomador a solicitação de um empréstimo envolvendo a apresentação de um imóvel como garantia, podendo o imóvel ser um apartamento, casa, terreno e entre outros que sejam aceitos pela instituição financeira.

Porém, é importante que o bem ou patrimônio já tenha 60% do valor já quitado para ser aceito. É importante ter atenção a todas as normas e instruções contratuais antes de assinar o contrato do empréstimo.

Garantia do veículo

Outra modalidade é o empréstimo com garantia que utiliza um veículo como bem apresentado. O veículo pode ser um automóvel ou motocicleta permitindo solicitar valores em dinheiro ou refinanciamento do próprio veículo.

Vale lembrar que muitas instituições financeiras aceitam veículos com até quinze anos de fabricação e uso.

FGTS como garantia

Diferente das modalidades anteriores, ao utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a transação não envolve a apresentação de um bem ou patrimônio físico. A garantia está referente aos valores do próprio FGTS do trabalhador que apresenta o seu registro e valores acessíveis ao fundo para obter financiamento e crédito com melhores condições no mercado.

Analise as condições

Empréstimo com garantia
Empréstimo com garantia

Em todos os casos é fundamental analisar os juros, número de parcelas, valor a ser retirado, valor total a ser pago, qual patrimônio será apresentado como garantia e o valor atualizado do bem apresentado como garantia. É importante ainda ler todas as condições contratuais.

Conclusão

Portanto, a contratação de empréstimo com garantia está entre as modalidades mais acessíveis de mercado, requerendo a apresentação de um determinado bem para obtenção de crédito.

Atualmente, a quantidade de instituições financeiras que oferecem empréstimo com garantia é imensa, o que permite maior nível de escolha dependendo da necessidade do cliente.

Com a apresentação de uma garantia o processo poderá se tornar menos burocrático, mais ágil e menos oneroso para ambas as partes, isso sem falar na possibilidade do solicitante conseguir mais créditos com menores taxas de juros e parcelas cujos valores serão mais acessíveis.

Em todos os casos é importante conhecer o valor real do bem ou patrimônio a ser incluído no contrato de crédito e verificar todas as condições contratuais junto à instituição financeira como forma de evitar dúvidas ou surpresas no futuro, visando sempre realizar um crédito de forma segura e transparente.

Leia também: Como criar do zero um planejamento financeiro da sua empresa

ARKA Online Contabilidade