Imposto de renda: é obrigatório declarar empréstimo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você solicitou empréstimo durante o ano e passou com saldo em 31/12, deve declarar os valores. Vamos te mostrar como mencionar essa informação na declaração de ajuste anual.

Não se esqueça: qualquer alteração na sua situação financeira deve ser declarada na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Omissões ou simplesmente deixar de informar qualquer receita, despesa ou aquisição de bens, pode causar problemas indesejáveis para quem faz a declaração. Portanto, mantenha tudo em ordem e evite dor de cabeça!

Portanto, ter um bom conhecimento sobre como declarar corretamente as movimentações financeiras é muito importante. Isso evitará problemas futuros com a Receita Federal.

Ao contrário do que muita gente pensa, é bem fácil declarar um empréstimo no Imposto de Renda. Basta seguir as instruções deste artigo e pronto!

Todos os empréstimos precisam ser declarados?

Talvez você esteja achando que qualquer empréstimo deve ser declarado. Mas o que você precisa saber é que nem todo empréstimo obtido no ano terá que ser informado na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.

Isso significa que algumas pessoas podem escapar da dor de cabeça de ter que lidar com esses documentos! Apenas uma coisinha: não vale a pena pedir um empréstimo só para tentar ajustar sua declaração do Imposto de Renda... isso seria muito estúpido!

Lembre-se, a declaração de ajuste anual do imposto de renda se refere as movimentações patrimoniais e financeiras do ano anterior; que tem a nomenclatura de ano-calendário.

Na verdade, somente contribuintes que fizeram empréstimos superior a cinco mil reais, são obrigadas a informá-lo na declaração do Imposto de Renda. Assim, empréstimos abaixo desse limite, não será necessário informar.

Empréstimos de parentes e amigos deve ser declarado?

Qualquer empréstimo, seja de um parente, amigo, financeira ou banco, deve ser declarado no Imposto de Renda. Os empréstimos que ocorrem com pessoa física, também devem ser informados em sua declaração.

Se você obtém ou faz um empréstimo acima de cinco mil reais, precisa declarar!

Declarar valores de empréstimo na declaração

Informe o empréstimo na ficha de "Dívidas e Ônus Reais" para declará-lo no Imposto de Renda e manter sua situação fiscal em ordem com a Receita Federal.

Você pode selecionar o código referente à natureza da dívida no menu. Isso inclui pessoa física ou jurídica, instituições financeiras e bancárias, empréstimos realizados no exterior ou outros tipos de dívidas.

Informe também no campo discriminação: nome, CPF ou CNPJ do credor, valor contratado. Coloque tudo que considerar importante para identificar o empréstimo.

Você deve informar ainda, os saldos do empréstimo. Para empréstimos obtidos em anos anteriores ao da declaração, declare o saldo em 31/12 do ano anterior e o saldo atualizado no ano a que se refere a declaração.

Finalmente, some o valor das parcelas pagas e declare o valor total que pagou no ano, referente ao empréstimo.

Empréstimo concedido

Para aquele contribuinte que fez um empréstimo, a informação deve ser declarada na declaração de ajuste anual do imposto de renda, na ficha Bens e Direitos, utilize o código nº 51. Não se esqueça de informar CPF ou CNPJ e o nome do credor, além do valor do empréstimo.

É importante que você declare empréstimos concedidos no seu imposto de renda. Ele é considerado um bem e compõe o cálculo da variação patrimonial.

Conclusão

Em suma, os empréstimos não são tributados pelo imposto de renda. No entanto, é importante que eles sejam declarados para fins de controle e monitoramento. Portanto, na próxima vez que for necessário declarar o imposto de renda, não esqueça de incluir os empréstimos na sua declaração.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Como declarar plano de saúde para reduzir seu Imposto de Renda