Entendendo o Voto de Qualidade no CARF

Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, responsável por julgar litígios relacionados aos tributos da União. Recentemente, o governo federal propôs uma mudança significativa na forma como o CARF toma decisões em casos de empate: o chamado "voto de qualidade".

Até a Lei 13.988/2020, o desempate era resolvido a favor dos contribuintes. No entanto, um novo projeto de lei visa alterar essa dinâmica, fazendo com que o voto de qualidade seja favorável ao governo. Mas, o que isso significa na prática?

O Voto de Qualidade e suas Implicações

O voto de qualidade é um mecanismo de desempate usado nos julgamentos do CARF. Quando há um empate na votação, a decisão final é tomada por meio desse voto. Até recentemente, a regra era que, em caso de empate, a decisão favorecia o contribuinte. No entanto, o novo projeto de lei propõe que o voto de qualidade seja a favor do governo.

Daniel Moreti, advogado e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP, explica que a justificativa para essa mudança é que o voto de qualidade pró contribuinte não é comum nas principais economias do mundo. Além disso, argumenta-se que a regra atual poderia levar a uma perda de arrecadação da União.

Contrapontos e Discussões

A proposta, no entanto, tem gerado debates. Valter Koppe, auditor fiscal aposentado da Receita Federal, defende que a Fazenda está buscando uma solução para corrigir erros ou equívocos na aplicação da legislação. Segundo ele, a decisão, em caso de empate, deveria favorecer a Fazenda Pública, e não o contribuinte.

Por outro lado, críticos da proposta argumentam que ela viola o princípio do "in dubio pro contribuinte", que determina que, em caso de dúvida, a interpretação mais favorável ao contribuinte deve ser adotada.

Conclusão

A discussão sobre o voto de qualidade no CARF é complexa e envolve diferentes perspectivas. Enquanto o governo defende a mudança como uma forma de aumentar a arrecadação e corrigir possíveis erros na aplicação da legislação, críticos veem a medida como uma violação dos direitos dos contribuintes. O desfecho dessa questão, que está atualmente em discussão no Congresso Nacional, terá implicações significativas para o sistema tributário brasileiro.

Leia: Reforma Tributária: Entenda as Mudanças no IPVA e IPTU