Fraude do pix: Saiba Como Agir para Evitar

Tempo de leitura: 6 minutos

A fraude do Pix se tornou comum, após essa revolução nas transações bancárias que facilitou a vida dos usuários. Graças à novidade, em segundos, transferências ou pagamentos podem ser feitos sem taxas. Por outro lado, o número de golpes e fraudes do Pix vem crescendo nos últimos meses.

Os golpistas acompanham a tecnologia e encontram novas táticas para enganar seus alvos. Principalmente por ser uma tecnologia nova, a Pix precisa ter um cuidado redobrado para não perder dinheiro.

Neste artigo, mostraremos os principais golpes e fraudes do aplicativo Pix para que você entenda e saiba como evitá-los.

Fraudes e trapaças mais comuns do Pix

As fraudes do Pix são dos mais variados. Enquanto alguns deles são apenas adaptações de golpes antigos usando o Pix, outros exploram os recursos desse novo sistema de pagamento. Veja quais são as situações mais comuns para se proteger de danos.

Páginas e arquivos falsos para roubar dados

Fraude do pix
Fraude do pix

Uma fraude do Pix que surpreendeu muitas pessoas é a criação de páginas falsas para enganar os usuários. A estratégia é redirecionar os alvos do golpe para sites falsos onde eles roubam seus dados bancários.

Para começar a usar o Pix, os usuários devem se inscrever para uma chave - que pode ser um número de telefone, endereço de e-mail, número de segurança social ou uma chave aleatória. Foi aí que aconteceu o golpe: o envio de uma mensagem ou e-mail com um link para uma chave Pix cadastrada, fazendo com que o golpista criasse uma página falsa.

Falha em Pix

A farude da falha no Pix é aplicado com base na engenharia social - prometendo recompensas aos usuários. Golpistas mandam mensagem para Pix sobre falhas que podem beneficiar as vítimas. Mas para aproveitar essa oportunidade, o usuário deve transmitir para uma chave específica via Pix.

Normalmente, a promessa é dobrar o valor transferido (mas outros golpes semelhantes podem ser aplicados). Seja qual for o caso, é apenas um estratagema usado para fazer com que os usuários movam fundos.

Como este é um método muito prático, os usuários podem transmitir impulsivamente em segundos. E, depois de pensar mais no golpe Pix, é tarde demais para receber seu dinheiro de volta.

Clonar whatsapp

Os golpes clonados do Whatsapp foram explorados muito antes do Pix, mas esse novo método de pagamento torna o golpe ainda mais eficaz.

Os golpistas encontram formas de clonar os Whatsapps das vítimas e, quando têm acesso às suas listas de contatos, começam a pedir dinheiro via Pix.

Nesse caso, você precisa ter cuidado de duas maneiras:

  • Não conte a estranhos o código ou outras informações do seu Whatsapp para evitar que seu Whatsapp seja clonado;
  • Não transfira dinheiro para um amigo ou conhecido que está pedindo sem confirmar que é essa pessoa.

Perfil falso no whatsapp

A criação de perfis falsos em redes sociais é um golpe cada vez mais comum. Os golpistas se passam pela pessoa quando criam uma conta no Whatsapp com seu nome e foto. Como resultado, eles começam a pedir dinheiro a amigos e familiares, alegando que era um novo número.

O golpe do Whatsapp é um dos mais comuns, mas não é o único. Outros golpistas recorrem à criação de perfis falsos de vítimas

Mesmo com todas as medidas de segurança, é importante tomar cuidado com golpes virtuais. Principalmente, quando se trata de transações financeiras. Um golpe bem-sucedido pode causar sérios prejuízos. Por isso, é sempre recomendável verificar se a pessoa com a qual você está falando é mesma com a qual você está negociando.

Por exemplo, se você estiver comprando algum produto pela internet, confirme o endereço do site.

Leia: Recuperação Judicial: Tudo o que o Empresário Precisa Saber

Call center falso

A Pix, empresa brasileira de mensagens instantâneas, tem sido alvo de diversos golpes nos últimos meses. Um dos mais recentes é a criação de call centers falsos. Os golpistas criam contas do WhatsApp se passando por bancos ou outras instituições, solicitando informações confidenciais ou enviando links maliciosos.

Para evitar que isso aconteça com você, sempre entre em contato com seu banco pelo site, aplicativo ou pessoalmente em sua agência. Além disso, sempre tenha cuidado ao receber links que solicitam seus dados bancários.

Como evitar golpes e fraudes?

Acabamos de aprender sobre alguns dos principais golpes e golpes usando o Pix. Mas como evitar ser vítima dessas ações de pessoas mal-intencionadas? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Verifique sempre o remetente dos emails recebidos e não visite páginas suspeitas;
  • Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou mensagens de texto para se registrar para uma chave Pix. Em vez disso, visite o site ou aplicativo do seu banco ou entre em contato com o atendimento ao cliente para confirmar se a comunicação é genuína;
  • Registre sua chave Pix apenas nos canais oficiais do banco, como aplicativos bancários, banco online ou agências;
  • Nunca compartilhe o código de verificação que você recebeu ao registrar sua Pix key;
  • Não faça nenhum tipo de cadastro no Pix via contatos de telefone ou whatsapp. Esta prática não existe;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site ou aplicativo do Banco;
  • Não transfira dinheiro para amigos ou parentes sem confirmar que é de fato a pessoa por telefone ou pessoalmente, pois os dados de contato da pessoa podem ter sido clonados ou falsificados;
  • Monitore seu número de seu CPF com frequência para se certificar de que não foi vítima de nenhuma fraude do Pix.

Muitas pessoas não conhecem os golpes aplicados com o Pix, um dos principais problemas é que as fraudes acontecem de forma velada e o usuário acaba não percebendo.

Fraude do pix é um problema crescente, por isso é importante que os usuários estejam atentos aos sinais de possível fraude e saibam como agir para evitá-la.

É recomendável sempre utilizar o serviço em ambientes protegidos por senha, verificar se as informações fornecidas pelas fontes estão corretas e observar se há algo suspeito nas transações realizadas. Ao perceber algum indício de fraude, denuncie imediatamente às autoridades competentes.

ARKA Online Contabilidade

A ARKA Online Contabilidade é um escritório de contabilidade que presta vários serviços essenciais às empresas e ao empregador doméstico. Além disso, o blog da ARKA tem diversos artigos sobre finanças, impostos e outros assuntos relacionados à contabilidade.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]