Imposto de Renda: como obter a sua restituição o mais rápido possível

Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai saber tudo sobre o Imposto de Renda e como obter como obter a sua restituição o mais rápido possível. Acompanhe e leia todo o artigo!

Quem entrega a declaração de imposto de renda no início do prazo aumenta as chances de receber a restituição mais cedo. O prazo para entrega da declaração do imposto de renda, normalmente começa no primeiro dia de março e se estende até o final de abril. Os reembolsos seguem a fila de entrega. Dito isso, os contribuintes que enviarem seus documentos primeiro podem receber suas restituições mais rapidamente, desde que não haja erros ou pendências no arquivamento.

Os idosos, deficientes ou doentes graves e os professores têm prioridade no pagamento. Eles recebem suas restituições antes dos demais contribuintes, independentemente de sua posição na fila de entrega. Muitas vezes, os primeiros reembolsos são quase exclusivamente para essas pessoas.

Caso o contribuinte necessite corrigir alguma informação e apresentar declaração de retificação, esta entrará em vigor a partir da data de emissão do aviso de retificação. Ou seja, ele perdeu a vaga e foi até o final da fila de reembolso.

Pagamento de reembolsos normalmente começa no final de maio

15 02 2022 Restituicao IR 2022
Como obter a sua restituição o mais rápido.

Como tem acontecido nos últimos dois anos, a Receita Federal deve reduzir de sete para cinco o número de parcelas de restituição do imposto de renda. Isso significa que aqueles com direito a descontos extras de impostos verão teoricamente a cor de seu dinheiro mais rapidamente.

A primeira parcela deve ser paga no final de maio e o restante no final dos meses seguintes até setembro. Anteriormente, os pagamentos eram prorrogados até dezembro.

As consultas em massa são abertas aproximadamente uma semana antes da data de pagamento. Para saber se seu pagamento foi emitido, o contribuinte deve acessar o site fiscal e utilizar o número do CPF e a data de nascimento para saber se o seu pagamento está na próxima parcela.

Leia também sobre o Informe de rendimentos: saiba como isso pode te auxiliar na declaração do IR

Verifique a declaração para quaisquer problemas após a entrega

Seu compromisso com a RFB não termina quando você entrega sua declaração de imposto de renda. É importante acompanhar o processamento da declaração. Durante esse período, a RFB pode descobrir erros ou inconsistências nas informações fornecidas, impedindo que você receba um reembolso.

Na maioria dos casos, os erros apontados são fáceis de corrigir. Basta que o contribuinte envie a declaração de retificação, preencha a declaração original utilizando o mesmo procedimento e corrija os dados em questão.

É fácil acompanhar o progresso do seu arquivamento. Basta acessar o e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da RFB e fornecer seu CPF, código de acesso e senha.

Caso não tenha um código de acesso, você pode gerar um no site clicando na opção "Primeiro Acesso". Para isso, é necessário o número do recibo de declaração dos últimos dois anos. Digite os 10 primeiros dígitos do recibo no espaço fornecido.

Uma vez no e-CAC, acesse o menu "Meu Imposto de Renda" no lado esquerdo da tela. Uma nova janela do seu navegador de internet será aberta.

Encontre o menu "Processando" e clique em "Processando Declarações" localizado abaixo do menu. Clique no ano para o qual deseja obter as informações. Se este for o último arquivamento, selecione o "ano".

O status da declaração pode ser verificado logo no dia seguinte à entrega. O sistema exibe se sua solicitação está "Processando", "Em fila para reembolso" ou "Pendente".

Os dois primeiros casos são os mais comuns. Se sua reclamação ainda estiver "em andamento", você deverá repetir a consulta após algumas semanas para confirmar que não há atrasos.

Se a declaração já estiver "na fila de reembolso", isso é uma boa notícia. No entanto, não há como saber se o seu reembolso está no próximo lote ou no próximo lote. A RFB não informará sua posição na fila. A consulta é necessária no dia anterior a cada lote de pagamento.

Porém, caso o sistema diga que seu extrato está "pendente", procure verificar essas pendências no próprio sistema tributário e corrija-as o quanto antes para evitar mais atrasos na sua restituição e, o mais importante, não caia na malha fina.

Se você não fizer nada e esperar que o IRS ligue para você, um formulário de retenção de multa pode resultar em penalidades que reduzirão seu reembolso ou até mesmo o forçarão a pagar impostos.

A ARKA Online é uma empresa especialista em imposto de renda pessoa física. Se você está procurando um serviço profissional, deixe todo trabalho conosco. Envie toda documentação digitalizada via e-mail ou fotos pelo WhatsApp. Nossos especialistas cuidarão do restante!

Com anos de experiência, contamos com profissionais altamente qualificados que irão auxiliá-lo a obter o melhor resultado possível na declaração de seus rendimentos. Deixe tudo conosco!