Tempo de leitura: 2 minutos
Até sexta-feira (16), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) marca presença na 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, o “Registre-se”. O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital mineira, conta com a presença de outros órgãos públicos e o objetivo é fortalecer o acesso à documentação básica para pessoas em situação de rua.
Essa iniciativa, que conta com a participação do Programa de Educação Previdenciária (PEP) e de outras áreas do Instituto, busca oferecer aos cidadãos a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação a benefícios previdenciários e assistenciais. De acordo com a coordenadora regional do PEP, Júnia Guedes, a ação é fundamental para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social conheçam e efetivem seus direitos sociais.
“O INSS cumpre um papel muito importante ao participar desse evento, que reúne, em um mesmo espaço-tempo, diversos serviços diferentes, o que facilita o acesso a direitos que podem fazer toda a diferença na vida dessas pessoas. Nosso objetivo é disponibilizar a orientação necessária para que o cidadão conheça e entenda quais benefícios e serviços pode eventualmente ter direito, lembrando que todos os benefícios, sejam assistenciais ou previdenciários, possuem critérios legais que devem ser cumpridos", afirmou.
Esforços em prol da cidadania
A Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se! é um programa que une esforços entre os órgãos dos três Poderes e da sociedade civil, com a intenção de combater o sub-registro civil da população considerada vulnerável.
Estão sendo oferecidos serviços gratuitos, como emissão de segunda via de Certidão de Nascimento ou de Casamento, CPF e Documento de Identidade; orientações sociais e previdenciárias, assim como relativas ao título de eleitor.
Na capital mineira, o evento ocorre no Posto UAI Praça Sete (Av. Amazonas, 478, Centro), no horário das 8h às 12h.
Rua de Direitos
Evento semelhante ocorreu ontem (12), em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Chamada de Rua de Direitos, a ação foi realizada no Parque Halfeld, e também contou com representantes do INSS. Além dos serviços citados acima, a Rua de Direitos ofereceu vacinação de cães e gatos, corte de cabelo, impressão de currículos, atualização do CadÚnico, atendimento jurídico, odontológico, psicológico, entre outros serviços.
Anote aí
Registre-se: Semana Nacional do Registro Civil
Até 16 de maio, das 8h às 12h
Davi Marinho, estagiário de Jornalismo, e Nilmara Pereira, da ACS/Sudeste II
Conheça as redes oficiais do INSS: