Marketing digital – 5 Passos para levantar seu negócio

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Seu negócio está crescendo e um plano de marketing é fundamental nessa jornada. Mas como saber se você está no caminho certo? O maior desafio será atrair e reter clientes. Para ajudá-lo a superar esse obstáculo, apresentamos 5 passos para um plano de marketing bem-sucedido:

Analisar a situação do mercado

Defina claramente sua empresa, seu produto ou serviço e o diferencial que seu negócio oferece em relação aos seus concorrentes.

Seja objetivo. Faça uma análise concisa da sua empresa para identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Forças e fraquezas referem-se a características que existem dentro de uma empresa, enquanto oportunidades e ameaças referem-se a fatores externos.

Para determinar os pontos fortes de sua empresa, considere o que torna seu produto melhor do que outros em seu plano de marketing. O que você tem a oferecer para dar à sua empresa uma vantagem competitiva?

Em seguida, liste as oportunidades externas das quais você pode aproveitar, como mercados em potencial de crescimento e os tipos de compradores com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço. Não se esqueça de incluir as ameaças externas que seu mercado pode enfrentar (crises podem estar aqui, mas não se preocupe. Compreender as ameaças é o primeiro passo para saber como lidar com elas).

Conhecer seu público-alvo para detalhar suas metas

A próxima etapa é desenvolver um perfil simples para descrever seus clientes.

Descreva todos os aspectos do público no plano de marketing: idade, gênero, composição familiar, salário, local de residência e estilo de vida.

Responda também às seguintes perguntas:

  1. Meus clientes são conservadores ou inovadores?
  2. Líder ou seguidor?
  3. Tímido ou agressivo?
  4. Tradicional ou moderno?
  5. Introvertido ou extrovertido?
  6. Com que frequência eles compram os produtos que ofereço? quanto isso custa?

O público-alvo é extremamente importante e deve ser bem segmentado, sendo imprescindível o entendimento completo de seus desejos, necessidades e preferências. Que tal tentar mapear a função do seu cliente aqui? Tente dar vida e forma. Dê-lhe um nome, descreva-o e conheça-o como um velho amigo.

Leia sobre: O funcionário pode ter sua função alterada pela empresa?

Defina suas metas de marketing

  • O que você pretende alcançar com seu plano de marketing?
  • Seus objetivos dependem apenas de seus esforços de marketing?
  • Quem mais pode participar dessas ações?
  • Por exemplo, você espera que as vendas aumentem em 20% no próximo trimestre? Além da equipe de marketing, quem mais precisa estar unido?

Faça uma pequena lista de metas em seu plano de marketing para saber quando essas metas foram alcançadas.

Também liste seus aliados para saber a quem recorrer o tempo todo.

Desenvolver plano estratégico

Agora é a hora de detalhar o que pode ser feito (estratégia) e como você pretende fazê-lo, a estratégia que você usará para alcançar os clientes e atingir seus objetivos.

Uma boa estratégia de marketing pode gerar leads novos e qualificados em todas as etapas do ciclo de vendas.

Considere todas as ações possíveis em seu plano de marketing, sempre focando no perfil e comportamento do seu público e seus objetivos. Publicidade tradicional, relações públicas, marketing direto, assessoria, conteúdo, digital. Quais ações vão entregar o que seu público quer ouvir de forma segmentada e otimizada?

Dizer as coisas certas na hora e no lugar certo aumenta as chances de seus futuros clientes entrarem em contato com sua empresa e comprarem seus produtos.

Você já parou para pensar nas possibilidades de marketing que podem garantir um melhor retorno do investimento em 2022?

Lembre-se de que uma boa estratégia de marketing deve ser combinada com os esforços de uma boa equipe de vendas. Os clientes serão atraídos por suas informações. Mas eles são bem cuidados?

Ter um bom orçamento de marketing

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Mesmo para esses empreendedores, não há dúvida: o marketing é absolutamente essencial para o sucesso do seu negócio. Com tantas possibilidades de ação disponíveis, sempre haverá uma estratégia adequada ao seu orçamento. Otimização é o slogan!

Você deve ter notado que seus clientes mudaram completamente seus hábitos de consumo nos últimos anos. Ele tem fome de informação e está sempre cercado de ofertas incríveis. Hoje, antes de qualquer compra ou contrato, seus clientes vão para a Internet em busca de todas as informações possíveis sobre seus produtos, serviços e concorrência, antes mesmo de falar com sua empresa. Com apenas alguns cliques, ele verifica suas referências e compara preço, qualidade, experiência.

Você já pensou que esse cliente em potencial pode não encontrar você no Google ou nas redes sociais?

E mais: ele pode encontrar seus rivais?

O trabalho de uma empresa é cada vez mais difícil e não tem preço. Além disso, você precisa gastar muito tempo e dinheiro para ter um bom escritório contábil.

E a verdade é que existem muitas empresas que não possuem o conhecimento necessário para manter as finanças em dia.

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