Regra para pagamento de férias é alterada pelo STF

Tempo de leitura: 1 minuto

Pagamento de férias
Pagamento de férias

O Supremo Tribunal Federal (STF) alterou regra em que empregador era punido em caso de atraso no pagamento de férias.

Trata-se da alteração da súmula 450 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que estabelecia a obrigatoriedade da empresa pagar duas vezes o valor das férias, caso o pagamento não fosse realizado com até dois dias antes do início das férias.

O TST, nesse entendimento, levou em consideração a sanção prevista ao empregador que desrespeita o prazo para a concessão das férias (12 meses contados do ingresso do trabalhador).

Para o ministro Alexandre de Moraes, relator do assunto no STF, o TST violou os princípios de legalidade e de separação dos poderes, ao editar a súmula. Isso porque aplicou em uma situação a punição prevista para hipótese diversa.

O TST usou a analogia, pois o seu entendimento é que o não pagamento das férias no prazo legalmente determinado impede o seu pleno gozo.

A tese do ministro do Supremo foi aprovada com 7 votos favoráveis contra 3. Contudo, a multa ainda vale para o empregador que desrespeitar as férias no período de 12 meses, de acordo com a CLT.

Leia também: Confira 10 direitos do trabalhador que nem todos conhecem

Conheça a Arka Online Contabilidade e garanta a melhor gestão contábil e tributária para a sua empresa. Todos os nossos planos incluem emissor de notas fiscais e consultoria tributária. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.