Rendimentos Recebidos Acumuladamente na Declaração de Ajuste Anual

Tempo de leitura: 3 minutos

Declarar Rendimentos Recebidos Acumuladamente significa que você vai incluir, na sua declaração do Imposto de Renda, todos os valores que você percebeu ao longo do ano e que não foram tributados.

Rendimentos Recebidos Acumuladamente na Declaração de Ajuste Anual podem ser tributáveis. Se você recebeu rendimentos e não os reportou, poderá ser obrigado a pagar imposto sobre eles na sua Declaração de Ajuste Anual.

Entenda o que são Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)

Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) são valores referentes a um período anterior que chegam até o contribuinte em um ano posterior.

São aqueles rendimentos que, embora pagos pelo empregador num ano, só serão recebidos pelo funcionário no ano seguinte. Ou ainda os rendimentos recebidos de uma só vez em determinado período do ano e não pagos quando deveriam ter sido, por estarem retidos na fonte pagadora ou por qualquer outra razão.

Como esses rendimentos têm uma tributação específica, eles estão sujeitos ao Imposto de Renda Retido na Fonte na alíquota de 3% sobre o total dos rendimentos.

Os rendimentos podem ser: ações trabalhistas, diferenças de 13º, acumulados de aposentadorias e pensões, transferências para reserva remunerada, entre outros. Inclui-se os juros e acréscimos.

Saiba onde declarar na Declaração de Ajuste Anual

Com o informe de rendimentos do empregador, o contribuinte deve acessar a ficha “Ficha de Declaração de Rendimentos” na Declaração de Ajuste Anual.

Na ficha “Ficha de Declaração de Rendimentos”, procure por “Recebidos Acumuladamente” e preencha os dados que se pede.

Você terá que escolher o formato de tributação que seja mais adequado para sua situação: “Ajuste Anual”, onde os RRA são somados aos outros rendimentos (que serão então tributados juntos) ou a tributação “Exclusiva na Fonte”.

A tributação “Exclusiva na Fonte” costuma ser mais vantajosa para o contribuinte, pois os rendimentos são tributados separadamente e o imposto cobrado é calculado com base na tabela progressiva.

Você pode conferir os valores a serem restituídos de cada alternativa, que são apresentados na simulação.

Após selecionar o formato, basta concluir a sua declaração e enviá-la a Receita Federal.

Mais sobre o Imposto de Renda no RRA

A cobrança de impostos sobre a RRA é feita de forma progressiva, ou seja, alíquotas mais altas são aplicadas em valores maiores e recebidos por períodos de tempo mais longo.

Rendimentos retroativos são aqueles que você recebe com atraso. Eles podem ser isentos de imposto se o valor for correspondente a rendimentos isentos recebidos no mesmo ano.

Se você ainda tem dúvidas sobre como proceder ou qual tipo de tributação escolher para declarar seus rendimentos, uma boa solução é procurar pela ARKA Online Contabilidade. Saberemos exatamente o que fazer e te ajudar a economizar tempo e dinheiro com burocracias desnecessárias.

Nas declarações de ajuste anual, os rendimentos recebidos acumuladamente são incluídos como parte da base de cálculo do Imposto de Renda. Isto significa que quanto maior o total dos seus rendimentos, maior será a seu imposto final. Desta forma, é importante considerar todos os seus rendimentos na hora de fazer a sua declaração anual.

Leia também: Reembolso do plano de saúde na declaração do Imposto de Renda

 

ARKA Online Notícias