Restituição do Imposto de Renda 2023: Como receber por Pix

Tempo de leitura: 1 minuto

Com a proximidade do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, é importante estar atento às formas de receber a restituição. Além da opção tradicional de depósito bancário, agora é possível receber por Pix. Mas como fazer isso? Veja a seguir:

Recebendo a restituição por Pix

A Receita Federal aceita como chave Pix somente o CPF do titular da declaração. Ao iniciar a declaração, informe corretamente seu CPF para garantir que a chave Pix seja válida. Depois, siga estes passos:

  1. Ao iniciar ou abrir a declaração, informe a chave Pix na tela "Início", no quadro "Imposto a Pagar", no campo "Informações bancárias". A opção de escolher a chave Pix só estará disponível para quem já tem uma chave cadastrada com o CPF.
  2. Se preferir, informe ao final do processo, na hora de entregar a declaração, antes de clicar em "Enviar". Nesse momento, é possível inserir ou confirmar os dados bancários e escolher a opção do Pix.
  3. Aguarde o processamento da declaração pela Receita Federal. O pagamento da restituição será feito conforme o calendário de lotes divulgado pelo órgão.

Criando uma chave Pix com o CPF

Se você ainda não tem uma chave Pix cadastrada com o seu CPF, é fácil criar uma. Veja como:

  1. Abra o aplicativo do seu banco em seu smartphone ou tablet. Se ainda não tiver o app, faça o download na App Store ou na Google Play Store.
  2. Acesse a área de Transferências e procure a opção Pix.
  3. Procure a opção para criar uma chave Pix.
  4. Escolha o tipo de chave "CPF" e preencha o número do documento.
  5. Confirme as informações junto ao banco.

Lembre-se de que o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai até 31 de maio. Fique atento às novidades e não perca o prazo para receber sua restituição de forma rápida e segura.

Leia: Como Preencher e Otimizar sua Declaração de Imposto de Renda com a Declaração Pré-Preenchida