A Tecnologia já tomou conta da Contabilidade

Tempo de leitura: 5 minutos

A contabilidade está experimentando transformações significativas, especialmente no setor tecnológico, com a introdução de plataformas digitais e virtuais que tornam as tarefas contábeis mais precisas e seguras.

Muitas tarefas digitais e automatizadas substituíram tarefas analógicas e praticamente todos os documentos impressos passaram a ser gerados e armazenados de forma eletrônica.

Toda essa transformação tem gerado grande ganho de tempo, de dinheiro e renovação de processos favoráveis para o contador e para as empresas atendidas pelos serviços contábeis.

A transformação tecnológica na contabilidade

Devemos ressaltar que, nos últimos trinta anos, o mundo iniciou uma grande transformação a partir da chegada da internet comercial em meados dos anos 1990, com a popularização do acesso à rede nos anos 2000 e com a plena acessibilidade à internet à cabo e à internet móvel nos anos 2010.

Tanto o processo digital quanto o processo virtual gerou impactos na comunicação e em diversos tipos de trabalhos e projetos de mercado.

A transformação tecnológica tem impactado profundamente a contabilidade, tornando-a mais eficiente, precisa e segura.

As plataformas digitais e virtuais permitem a automação de tarefas rotineiras, como a geração de relatórios financeiros e a realização de auditorias, o que libera tempo para que os contadores possam se concentrar em atividades de valor agregado, como a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, as soluções tecnológicas aprimoram a segurança dos dados financeiros, já que os sistemas são projetados para cumprir os padrões de proteção de dados e segurança da informação.

A transformação tecnológica na contabilidade está revolucionando a forma como as empresas lidam com suas finanças e contribuindo para um futuro mais digital e inovador.

Novas tecnologias

Além da internet 2.0 e da internet 3.0, devemos ressaltar que novas inovações tecnológicas já estão chegando em diferentes mercados produtivos, e não seria diferente no setor da contabilidade.

Inicialmente, podemos perceber que o trabalho presencial será cada vez mais substituído pelo trabalho remoto, permitindo ao contador poder trabalhar a partir de qualquer lugar do Brasil e do planeta, ou até mesmo a partir de sua home office.

Por outro lado, as tecnologias inovadoras permitirão cada vez mais reduzir atividades, reduzir burocracias e contar cada vez mais com a automação.

A seguir apresentamos as principais tecnologias que poderão impactar cada vez mais no trabalho do contador nos próximos anos.

1 – Inteligência artificial

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem sido uma importante aliada para a organização de dados, interpretação de números mais complexos e para o cumprimento de atividades que envolvem tarefas muito densas.

No setor contábil já existem softwares baseados em sistemas integrados que importam dados de forma automática, que validam notas fiscais eletrônicas e que calculam diferentes contas e números de modo rápido e seguro.

Dessa forma, o escritório que oferece serviços contábeis não irá depender de planilhas digitalizadas ou de atualização manual de dados referentes a contas, o que ajuda no ganho de tempo e redução do trabalho repetitivo.

A inteligência artificial também oferece atualização automática com importação seletiva de dados, incluindo validação eletrônica de lançamentos, disparo de lembretes e até realização da tarefa de apuração eletrônica de tributos.

Em suma, contar com softwares baseados na inteligência artificial oferecem todos esses recursos e no futuro próximo oferecerão mais e mais recursos inovadores para beneficiar o contador e seus clientes.

2 – Armazenamento nas nuvens

Nos tempos atuais, tem sido cada vez mais comum o processo de armazenamento nas nuvens como forma de armazenar e compartilhar arquivos essenciais para o trabalho e planejamento fiscal, tributário e financeiro de empresas e clientes.

Esse tipo de armazenamento é considerado como um sistema de altíssima segurança que utiliza várias camadas de chaveamento digital ou de criptografia.

Os dados podem ser acessados a partir de qualquer tipo de dispositivo eletrônico e digital, mantendo o pleno acesso aos dados de forma segura e sigilosa.

3 – Integração contábil

Com o uso de várias tecnologias adaptáveis ao mercado da contabilidade, temos um ambiente favorável para a integração contábil. Através da integração é possível contar com diferentes sistemas capazes de realizar a captação de lançamentos e de notas fiscais já gerados no ERP (Sistema de Gestão Empresarial) com a possibilidade de importar cada dado ou arquivo para o sistema do escritório.

Essa integração permite acelerar processos e garantir que todas as tarefas sejam realizadas de modo correto com maior nível de precisão.

Ao verificar o avanço das novas tecnologias temos um pleno ambiente tecnológico favorável para o mercado de serviços contábeis com ampla condição de gerar valor e capacidade de entrega para os clientes.

Leia: Contabilidade online para pequenas empresas: não perca mais tempo com papelada!

4 – Chatbots

Outra tecnologia que já se tornou uma referência entre os canais de comunicação está no uso de chatbots no atendimento direto ao cliente. O uso dessa tecnologia digital tem impactado diretamente na rotina dos escritórios.

Teconologia na contabilidade
Teconologia na contabilidade

Ao unir o novo chatbot baseado na inteligência artificial é possível gerar capacidade de aprendizado continuado para que o chatbot desenvolva domínio sobre a escrita e abordagem ao cliente que solicita atendimento via chat online.