Tesouro Direto: como declarar no Imposto de Renda.

Tempo de leitura: 4 minutos

O Tesouro Direto é um investimento seguro e rentável, mas como todo investimento, ele está sujeito a impostos. Sendo assim, o Imposto de Renda sobre o tesouro direto deve ser recolhido anualmente na declaração do Imposto de Renda.

Para saber quanto você deverá pagar em impostos referente a esse tipo de investimento, basta calcular o percentual sobre o valor total que você tem aplicado.

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que oferece títulos públicos federais para compra e venda por pessoas físicas. O objetivo é democratizar o acesso a esses títulos, tornando-os mais acessíveis para o público em geral.

O Tesouro Direto é um investimento garantido pelo governo e, por isso, é procurado por investidores que buscam segurança para o seu capital. É uma boa opção para quem está começando a investir e tem um perfil mais conservador.

Para você perder o dinheiro investido em algum título do tesouro, só se o país quebrar (o que é diferente de acontecer com os títulos privados).

Para ser um investidor do Tesouro Direto, você precisa estar disposto a pagar o Imposto de Renda. Geralmente, todo ganho gerado pelos seus investimentos é tributado.

Neste artigo, você vai descobrir como funciona o recolhimento do Imposto de Renda e quanto deverá ser pago referente a esse tributo. Além disso, também é explicado onde tratá-lo na declaração do Imposto de Renda.

Imposto de Renda sobre o Tesouro Direto

O Imposto de Renda sobre o Tesouro Direto é recolhido automaticamente quando você vende seu título (seja ele um tesouro Selic, IPCA ou pré-fixado). É importante saber que o Imposto de Renda só é cobrado sobre os rendimentos do investimento e não no valor principal.

A alíquota do Imposto de Renda é menor quanto mais tempo você permanecer com seus títulos. Ou seja, você pagará menos imposto caso mantenha o Tesouro Direto por um longo período.

Abaixo está a tabela de alíquotas que serão cobradas em cima dos seus investimentos no Tesouro Direto:

Alíquotas sobre o imposto de renda incidente sobre os rendimentos
e ganhos líquidos auferidos nos mercados financeiro e de capitais.
Prazo aplicado % do IR
180 dias 22,50%
181 a 360 dias 20%
361 a 720 dias 17,50%
Acima de 720 dias 15%
Fonte: IN RFB 1585/2015

Você só pagará o Imposto de Renda quando vender seus títulos ou quando eles forem vencidos. No entanto, considerando as alíquotas impostas, tente manter seus títulos do Tesouro Direto por pelo menos dois anos para ter a tributação mínima.

Você não precisará emitir um DARF para cada título público quando for vender ou quando eles expirarem. O recolhimento do Imposto de Renda será feito de forma automática.

Se você precisar declarar o Imposto de Renda anualmente, será necessário mencionar seus títulos do Tesouro Direto e os rendimentos obtidos neles na sua declaração.

Tesouro Direto na Declaração Anual do Imposto de Renda

Se você investe no tesouro direto, precisará declarar suas aplicações no Imposto de Renda.

Você deve informar o saldo final dos seus títulos em um campo da declaração e os ganhos obtidos com a venda destes títulos (caso os tenha vendido) ou com o vencimento do título (se a data de vencimento expirou no ano-calendário da declaração) em outro campo.

Saldo

Na declaração anual do imposto de renda na aba “Bens e Direitos” escolha o código 45 – Aplicações de Renda Fixa. Informe o CNPJ e nome da corretora, em descriminação você deve detalhar o título, por fim, declare os saldos do ano anterior e atual.

Caso tenha outros títulos, repita a operação.

Rendimentos

Em sua declaração anual do imposto de renda, abra “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, escolha o código 06 e informe o beneficiário dos rendimentos. Insira CNPJ e nome da corretora, em descrição coloque o tipo dos rendimentos. Você deve repetir a operação para todos os rendimentos obtidos no ano-calendário.

Pedir um informe de rendimentos à corretora em que investe vai facilitar a sua operação e tornará mais simples o processo de declaração.

Leia também: Saiba como fica o seguro de vida na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda

ARKA Online Contabilidade