Tipos de dívidas que podem deixar seu CPF negativado

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é segredo que as dívidas podem deixar o CPF negativado. Mas você pode estar se perguntando, qual tipo de dívida afeta mais o score do meu CPF? Aqui vamos listar os principais tipos de dívidas que incidem no score do seu CPF.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil, tendo cada inscrito uma identificação única composta por 11 dígitos decimais. É importante que todos os brasileiros façam o seu cadastro para que possam receber os devidos créditos e notificações referentes às suas obrigações tributárias.

Caso você ainda não tenha um CPF, procure um Posto da Receita Federal mais próximo de você e solicite a sua inscrição. Além de ser necessário para receber os créditos e notificações tributárias, o CPF serve como um documento de identificação para solicitar empréstimos bancários, contratar serviços e realizar várias outras operações na vida civil.

Por isso, é importante manter seu CPF sempre atualizado junto à Receita Federal. Se você perder o seu CPF, não se preocupe! A Receita Federal disponibiliza um serviço on-line denominado "2ª via do CPF" que permite a impressão do documento perdido.

Se você tem dívidas, seu nome pode ser negativado. Para evitar isso, é importante que você mantenha seus pagamentos em dia. No entanto, existem alguns procedimentos antes que o nome seja sujo.

Como o seu CPF fica negativado

Os brasileiros vivem cada vez mais endividados. Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atualmente são milhões de consumidores que possuem o nome sujo. Isso significa que a dívida não foi paga por um período de tempo longo ou então foi abandonada.

Quando isso acontece, o CPF do cidadão fica negativado em órgãos de proteção de crédito, como é o caso do SPC Brasil, Boa Vista SCPC ou Serasa. Essa situação traz diversos prejuízos para os consumidores, pois eles passam a ter dificuldades para obter crédito no mercado financeiro e também na hora de contratar serviços básicos, como luz, água e telefone.

Além disso, esses órgãos de proteção de crédito divulgam os registros dos negativados em seus sites, o que traz problemas para a vida social e profissional dos indivíduos envolvidos. Por isso, é importante que as pessoas busquem soluções para quitar as dívidas

O funcionamento é o seguinte: quando uma empresa tem uma dívida por muito tempo e o cidadão não a paga, ela envia o processo para as instituições citadas acima para que tomem alguma providência.

Se você estiver atrasado em seus pagamentos, receberá uma notificação para que possa quitar suas dívidas. Caso contrário, seu nome será negativado e você não poderá mais obter crédito de qualquer instituição financeira.

Ter dívidas ativas pode resultar em sua negativação, o que impede você de tomar novos empréstimos ou fazer contratações. No entanto, para que isso seja revertido, é preciso realizar um processo mais longo e burocrático.

Isso acontece porque o banco vai continuar cobrando o valor devido em diversas tentativas. Logo, não funciona em um curto prazo de vencimento, mas sim quando a dívida já está aberta há algum tempo e não está sendo paga.

As empresas só podem procurar os órgãos de crédito para cobrança extrajudicial após entrarem em contato com o devedor diversas vezes e não receberem a quitação da dívida. Se, mesmo assim, o devedor não procurar pagar a dívida, a empresa pode optar por levar o caso à Justiça, fazendo com que seu nome fique negativado por tempo indeterminado.

Este processo não se limita a cartões de crédito e empréstimos, mas também é válido para cheques sem fundos. Ou seja, após ser notificado, o devedor terá o nome sujo. Além disso, se você participar de uma empresa que faliu e não pagou suas dívidas, também poderá sofrer as consequências.

Onde verificar seu CPF

Se você quer saber se o seu nome está negativado, basta fazer uma consulta no site do Serasa. Para isso, basta acessar o site e informar o seu CPF.

  • Entrar no site: www.serasa.com.br;
  • Clicar em “Consultar CPF Grátis “;
  • Faça seu Cadastro, caso não tenha, e confirme o seu e-mail;
  • Entrar com login/senha;
  • Confira as pendências Clicando em “Meu CPF”.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia também: Distribuição de lucros no usufruto de cotas na empresa