Turbulência nos Cofres dos Super Ricos: Resgates de Bilhões e Queda nos Fundos Exclusivos em Meio às Mudanças Tributárias de 2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Um estudo recente realizado pela plataforma Trademap constatou que os fundos para os super ricos, também conhecidos como fundos exclusivos com apenas um investidor, sofreram resgates de quase R$27 bilhões em ativos entre 1º de abril e 18 de julho de 2023. Isso representa uma queda significativa em relação ao ano anterior, quando esses fundos tiveram entradas líquidas.

O estudo atribui os resgates ao anúncio do governo em março de que estava considerando mudar o tratamento tributário desses fundos. Sob o regime tributário atual, esses fundos são tributados a uma taxa mais baixa do que outros tipos de fundos de investimento. No entanto, as mudanças propostas pelo governo aumentariam a alíquota de imposto para esses fundos, tornando-os menos atraentes para os investidores.

Os resgates também levaram a uma diminuição no número de fundos exclusivos. Em abril, havia 2.685 desses fundos registrados na plataforma Trademap. Em julho, esse número havia caído para 2.568, uma redução de 117 fundos.

Os resgates de fundos para os super ricos são um sinal de que os investidores estão preocupados com as possíveis mudanças no regime tributário. Se o governo seguir em frente com as mudanças, é provável que esses fundos sofram ainda mais resgates.

Além das mudanças tributárias, existem outros fatores que podem estar contribuindo para os resgates dos fundos para os super ricos. Isso inclui a recente volatilidade no mercado de ações e a incerteza econômica geral.

Resta saber como as mudanças tributárias propostas pelo governo afetarão esses fundos a longo prazo. No entanto, os recentes resgates sugerem que os investidores já estão tomando medidas para proteger sua riqueza.

Leia: Fundos Exclusivos: Governo quer aumentar atratividade do mercado de capitais para investidores qualificados