Auxílio caminhoneiro: começam os pagamentos a quem tem direito

Tempo de leitura: 2 minutos

Auxílio caminhoneiro
Auxílio caminhoneiro

O governo criou uma lei para pagar o Auxílio Caminhoneiro. Uma espécie de assistência ao Motorista de Caminhão.

Nesta quarta-feira (3), o governo federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) que regula o pagamento do Auxílio Caminhoneiro.

O programa Auxílio Caminhoneiro, conhecido como Benefício Emergencial do Transportador Autônomo de Caminhão (BEm Caminhoneiro), será pago por meio de uma conta poupança social digital chamada Caixa Tem.

Pagamento do Auxílio Caminhoneiro pelo aplicativo da Caixa

O aplicativo Caixa Tem está disponível apenas para uso de cidadãos brasileiros. Não funciona para outras pessoas e só funciona para brasileiros acessarem a Poupança Social Digital emitida pelo governo para pagar diversos benefícios, como Auxílio Caminhoneiro.

Por meio do Caixa Tem, as pessoas podem utilizar o benefício do seu cartão, utilizando-o como cartão de débito virtual para fazer compras, pagar contas, transferir dinheiro e Pix para outras pessoas.

O aplicativo é exclusivo para a Poupança Digital Social da Caixa, e ambos podem ser acessados gratuitamente. Os serviços oferecidos também são gratuitos.

Você pode baixar o Caixa Tem diretamente para o seu telefone na loja de aplicativos.

Baixe o aplicativo Caixa Tem no seu celular Android AQUI.

Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa Tem no seu celular iOS.

Quem tem direito ao Auxilio Caminhoneiro

Em 31 de maio de 2022, os caminhoneiros cadastrados receberão um benefício. Os participantes devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Formação Profissional (CPF) atualizados.

O governo usará dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para escolher profissionais para doar R$ 1 mil. Não há necessidade de se cadastrar para o benefício.

O benefício será pago em seis parcelas separadas, distribuídas de agosto a dezembro. Isso pode ser esclarecido como parte da declaração original.

A parcela de agosto será dobrada, pois serão pagos o benefício do respectivo mês e a parcela retroativa do mês de julho.

Cronograma de pagamento do Auxílio Caminhoneiro

O Auxílio caminhoneiro será pago nas seguintes datas:

  • No dia 9 de agosto vencerão a primeira e a segunda parcela.
  • Em 24 de setembro, a terceira parcela.
  • Em 22 de outubro, a quarta parcela.
  • Em 26 de novembro, a 5ª parcela.
  • Em 17 de dezembro, a sexta parcela.

Você sabia, que o Caminhoneiro pode ser MEI?

Leia: SENADO Aprova Caminhoneiro como MEI

ARKA Online Contabilidade