Entenda a importância de contratar um contador no início do negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

O contador é peça fundamental para o sucesso financeiro de uma empresa, é através do contador que o planejamento tributário é realizado, o contador também pode deixar em dia a entrega de documentos e emissão de notas fiscais.

Porque o contador é importante? Conheça 10 motivos para contratar um hoje mesmo!

O contador pode dar o real diagnóstico da saúde financeira de sua empresa, afinal, sabemos que em uma empresa é fundamental contar com apoio especializado, o serviço contábil é um braço direito para ajudar na legalização das empresas.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios que um contador pode trazer para a sua empresa, abaixo listamos os mais importantes:

1.º Controle financeiro

É possível controlar o fluxo de caixa, o gerenciamento financeiro pode ser feito através de planilhas no Excel, ou ainda, através de um sistema ERP, para fazer um controle eficiente, siga os passos abaixo:

 Tenha o controle do caixa em dia - Você deve manter as entradas e saídas devidamente registradas, esta é a melhor maneira de ter dinheiro em caixa para um investimento no futuro.

 Mantenha em ordem os custos e despesas-  Na sua planilha de gastos, é necessário colocar os custos fixos e variáveis, na prestação de serviços ou na venda de mercadorias, você deve incluir todos esses custos.

Planejamento de pagamentos e recebimentos -  Você pode organizá-los em uma planilha ou em um sistema de ERP ou CRM, esta é a melhor forma para lidar com multas e atrasos.

Compare o capital de giro - O investimento planejado deve fluir com o faturamento real, assim, o contador pode evitar possíveis incidentes com o capital de giro.

2.º Diminuição de custos tributários

Este profissional é o responsável por verificar as melhores possibilidades para reduzir os custos com base na legislação, dessa forma, os empreendedores conseguem pagar o mínimo possível de imposto, também é dever do profissional contábil verificar qual o melhor regime tributário para a sua empresa, no Brasil temos: Simples Nacional,  Lucro Real ou Presumido.

O enquadramento fiscal é um dos itens mais importantes que os empreendedores devem ficar atentos, por isso, procure saber qual o grau de experiência da contabilidade com relação ao gerenciamento fiscal de uma empresa.

3.º Recolher documentos para a realização de empréstimos

Caso haja necessidade, a contabilidade também pode pedir documentos para dar entrada em pedidos de empréstimos, é comum os bancos exigirem, por exemplo, os documentos que são: fiscais e  demonstrativos financeiros.

Todos os empreendedores devem entregar documentos atualizados e legíveis, para que os bancos possam comprovar suas informações, até quem é MEI deve encaminhar documentos.

4.º Proporciona uma consultoria financeira

Uma boa assessoria financeira consegue diminuir custos com impostos, manter os pagamentos em dia, diminuir as despesas operacionais, não deixe de pesquisar sobre os serviços que são oferecidos pelo consultor, para checar se estão dentro dos padrões permitidos.

5.º Otimize o tempo

O tempo é precioso para uma empresa, o trabalho contábil deve auxiliar no gerenciamento de uma empresa, diminuindo o gargalo da burocracia para os gestores, com isso, você conseguirá atender seus clientes, ter mais foco nas vendas e na expansão do seu negócio.

6.º Ajuda a solucionar questões trabalhistas

Uma contabilidade pode também auxiliar nas questões que envolvem a gestão de pessoas, como cálculo de folha de pagamento, férias, 13º salário, e assim por diante, no caso das domésticas, a contabilidade pode auxiliar com o e-Social.

Com os pagamentos dos colaboradores em dia, você não terá problemas com os processos trabalhistas.

7.º Faça projeções para o futuro

Os contadores podem elaborar planejamentos como o estratégico, que são devidamente necessários para uma empresa, se você quer fazer planejamento de longo prazo, é fundamental contar com um recurso como este, os resultados anteriores devem ser analisados para facilitar a tomada de decisão.

8.º Informações atualizadas

Através de um sistema integrado, a contabilidade pode manter as informações sempre atualizadas, a empresa consegue analisar pontos de melhorias financeiras e econômicas, a contabilidade também deve atualizar as novas tecnologias e legislação quando for necessário.

9.º Tecnologia

Graças a sistemas como ERP e CRM os processos contábeis tornaram-se mais rápidos, os contadores atuais devem dominar ferramentas como o Google Docs e o Excel para tornar seu dia mais produtivo e eficiente.

10.º Deixe a empresa organizada

A organização contábil é de extrema importância para empresas de todos os segmentos, é com a sua ajuda que você evitará problemas com a Receita Federal, com uma organização eficiente a empresa evita perder tempo com a geração de dados que serão utilizadas na análise.

Tenha cuidado com recibos, notas, documentos, se possível digitalizar todos esses documentos, alguns documentos devem ser armazenados por um prazo de 5 a 10 anos.

Quais as principais atividades de um contador na empresa?

Contador
Contador

 

O contador é um dos profissionais mais relevantes para uma empresa, afinal, juntamente com um administrador de empresas ele é responsável por cuidar da sua saúde financeira, as principais funções de um contador são:

  • financeira;
  • atuarial;
  • econômica;
  • patrimonial;
  • gestão de empresas;
  • mercado de seguros;
  • controladoria;
  • perícia.

Uma empresa que conta com uma boa equipe de contabilidade estará sempre atualizada quando houver mudanças na legislação, os profissionais de serviços contábeis estão sempre de olho nas mudanças que o Governo Federal divulga.

Para lidar com serviços de consultoria, auditoria, perícias judiciais e extrajudiciais e de análise de balanços, o contador de nível técnico ou superior deve apresentar o seu CRC quando for se candidatar a uma vaga.

O termo contabilista está associado ao técnico em contabilidade, ou também era conhecido como o "guarda-livros", não há diferença entre os termos, pois ambos podem ser utilizados da mesma maneira.

Leia também: Quais as diferenças entre um Profissional Liberal e um Autônomo?

Conte com o nosso apoio!

Nós da Arka Online temos os melhores contadores para ajudar no gerenciamento do seu negócio, principalmente se você for MEI ou empresa do Simples Nacional como EPP ou ME, temos outros serviços contábeis para facilitar o dia a dia dos empreendedores de pequeno porte em todo o Brasil.

Caso ainda haja dúvidas sobre os serviços contábeis, entre em contato com a nossa equipe ainda hoje e esclareça suas dúvidas, estamos disponíveis nas redes sociais, no WhatsApp e pelo formulário.