Um Escritório de Contabilidade é Indispensável. Entenda o Porquê Disso!

Tempo de leitura: 7 minutos

A importância de um escritório de contabilidade nas empresas está relacionada aos serviços que ele presta, como o auxílio na tomada de decisões estratégicas, o controle dos gastos e principalmente, o cálculo dos impostos.

As empresas de contabilidade fornecem uma variedade de serviços que são vitais para uma organização.

Os profissionais de contabilidade devem estar diretamente envolvidos nos departamentos: fiscal, financeiro, controle de gastos, custo do produto, entre outros, bem como na gestão da própria empresa.

Ainda assim, alguns empreendedores não entendem que os contadores são uma parte fundamental de seus negócios.

Encarando os serviços contábeis como apenas mais uma despesa, muitos empreendedores perdem tempo, dinheiro e posição de mercado devido à desinformação.

Hoje vamos discutir a importância da contabilidade, além de trazer algumas dicas para a contratação de um bom escritório.

Leia todo o artigo!

Por que um escritório de contabilidade é tão importante para uma empresa?

Contar com a assessoria contábil pode levar a aliados poderosos na gestão das diversas questões de uma empresa, principalmente quando se trata de gestão financeira.

Nesse sentido, a eficiência do controle é crucial, o que só é possível com base em informações técnicas geradas corretamente.

São os contadores, por meio de um escritório de contabilidade, que sabem gerar as informações importantes e com a metodologia adequada para que você possa tomar decisões estratégicas seguras.

As operações que envolvem despesas e receitas devem ser organizadas e monitoradas para ver exatamente como o negócio é lucrativo.

O escritório de contabilidade também auxiliará na seção fiscal, especialmente no que diz respeito à regularidade da tributação e obrigações acessórias.

Aliás, esta é uma área onde as empresas enfrentam muita burocracia devido à complexidade das regras de cálculo dos impostos, à definição de enquadramentos, às constantes alterações legislativas municipais, estaduais e federais.

A contabilidade bem executada fornece os elementos necessários e suficientes para um mapeamento adequado do departamento fiscal.

Em última análise, isso reduzirá os custos e melhorará a eficiência da gestão de impostos corporativos.

E, para aquelas empresas cujas finanças estão em risco, os contadores podem identificar problemas que os gestores não conseguem, ajudando a desenvolver planejamento tributário e soluções para reduzir despesas.

Por fim, as empresas que buscam estabilidade e competitividade precisam contar com um bom escritório de contabilidade para melhorar sua lucratividade.

Como escolher um escritório de contabilidade eficiente para sua empresa

Para escolher um bom escritório de contabilidade, é importante conhecer bem as suas necessidades. Saber qual o tipo de serviço que você precisa contratar e avaliar se a empresa oferece todos os itens que você busca é essencial para não ter problemas no futuro.

Além disso, verificar a reputação do escritório também é importante para garantir tranquilidade nos serviços prestados.

Escolher um escritório de contabilidade pode ser uma tarefa difícil. Portanto, trazemos nesse artigo algumas dicas, com base nas necessidades do mercado, para ajudar você nessa escolha.

Leia também: Razão Social da Sua Empresa: O que Você Precisa Saber

Considere indicações de outras empresas

As indicações de alguém que já contratou um escritório de contabilidade são essenciais para saber mais sobre o serviço a partir da experiência de outras pessoas.

Afinal, bons profissionais deixam uma ótima reputação e são recomendados por quem está satisfeito com seu desempenho.

Você também pode pesquisar na Internet: verifique o site da empresa, verifique as avaliações e comentários nas mídias sociais.

Por exemplo, verifique se as consultas são respondidas, os clientes estão satisfeitos, entre outras informações.

Consultar a situação cadastral no CRC

Outro cuidado importante é verificar a situação cadastral do escritório de contabilidade junto ao CRC do seu estado.

Além disso, é especialmente importante verificar a regularidade dos profissionais.

Consulte o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), ou mesmo o sindicato da categoria, para saber se todos os profissionais estão cadastrados.

Verificar os honorários cobrados pelo escritório de contabilidade

Os preços cobrados por um escritório de contabilidade, variam de acordo com a necessidade da sua empresa. Além de ter uma grande variação também no mercado.

O orçamento dependerá do volume de serviços, da quantidade de informações sobre a empresa, dos cursos e experiência dos profissionais.

Mas o valor fundamental do honorário deve ser determinado.

Uma boa opção atualmente é um escritório de contabilidade online. Os preços são bem mais baixos e a tecnologia pode ajudar na precisão da gestão da empresa.

É comum pensar que o melhor serviço é sempre bem remunerado, mas isso nem sempre é verdade. É importante avaliar os custos e benefícios da contratação de um escritório de contabilidade antes de definir os honorários. Muitas vezes, um preço mais baixo pode ser mais adequado para sua realidade.

Procure verificar a relação custo-benefício de cada escritório de contabilidade que você visita, quais serviços são oferecidos e, o mais importante, se atendem às suas necessidades.

Analisar os meios de comunicação oferecidos pelo escritório de contabilidade

Escritório de Contabilidade
Escritório de Contabilidade

Outro ponto importante, mas nem sempre percebido pelos empresários: Como é a comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade?

Através do uso da tecnologia, a informação responsiva e acessível constitui um diferencial específico quando se trata da contratação de um escritório de contabilidade.

E a comunicação não precisa ser formal, pode-se utilizar as redes sociais, chat, e-mail, ligações telefônicas, mensagens de texto e WhatsApp.

Curiosamente, atualmente um bom escritório de contabilidade oferece a empresa um canal de comunicação personalizado em seu site.

Por fim, tudo isso deve ser investigado para entender o quão interativos são os profissionais.

A velocidade de assistência e resposta pode ajudar a resolver rapidamente o problema em questão.

Além disso, não esqueça que um escritório de contabilidade deve prestar assessoria técnica contábil, ocorrências fiscais, questões trabalhistas em departamentos de pessoal, facilitar o trabalho entre os contadores que cuidam da sua empresa, além de buscar benefícios para o seu negócio.

Pois é, meus caros leitores. Como vocês podem ver, um escritório de contabilidade é indispensável para qualquer empresa. Esse tipo de empresa, juntamente com seus profissionais, cuida dos aspectos financeiros e tributários da organização, garantindo que ela esteja sempre dentro da lei.

Sem uma boa contabilidade, a empresa estará sujeita a multas e problemas financeiros graves. Por isso, é importante ter um bom especialista nessa área trabalhando junto à equipe administrativa.

Conheça a ARKA Online Contabilidade

A ARKA Online Contabilidade, é um escritório de contabilidade pronto para ajudar sua empresa. Contamos com especialistas nas diversas áreas de atuação: contábil, fiscal, trabalhista e societário.

Nosso contato com o empresário e empreendedor pode ser diário, sempre de acordo com sua necessidade.

As demandas são resolvidas dentro do prazo mais curto possível e tratamos todos os assuntos com a maior seriedade.

Temos ainda, uma consultoria exclusiva, onde poderá tirar todas as dúvidas.

Entre em contato, mesmo que seja para um bate-papo!