Feriados em 2022: Confira o Calendário e Planeje Suas Viagens e Outros Eventos Para Esse Ano!

Tempo de leitura: 4 minutos

A notícia de que  não haveria muitos feriados em 2022  pegou muitas pessoas de surpresa. Esses dias de folga costumam ser muito aguardados para descanso, viagens ou saídas com família e amigos.

Os feriados são uma ótima oportunidade para viajar, mas é preciso se preparar financeiramente para isso. Antecipe as suas compras e reserve um dinheiro para os dias de folga. Assim, você não corre o risco de ficar sem planejamento no meio do ano.

No ano de 2022, os feriados nacionais caem em datas que variam do meio da semana ao fim de semana. Confira a lista completa aqui!

Feriados em 2022
Feriados em 2022

1º de Janeiro / Sábado – Ano Novo 2022 – Confraternização Universal

É comum aproveitar o primeiro dia do ano para reunir a família e os amigos. Mas antes de sair de casa, é importante pesquisar qual será o melhor local para você gastar seu dinheiro. Muitos estabelecimentos fecham neste dia, então planeje-se!

15 de Abril / Sexta-feira – Sexta-feira Santa 2022

No feriado religioso da Páscoa, as famílias se reúnem para compartilhar refeições. Geralmente, esse é um momento de descanso e confraternização. Já no domingo (17/04) será páscoa e após a celebração, é comum que as pessoas voltem à rotina.

21 de Abril / Quinta-feira – Tiradentes

O feriado de Tiradentes é um bom momento para viajar, uma chance de aproveitar o tempo livre e descansar. Geralmente, as pessoas aproveitam esse período para ir à praia ou fazer alguma viagem turística.

1º de Maio / Domingo – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador é um feriado que cai em um domingo e, por isso, não interfere muito na rotina de trabalho. Geralmente, os funcionários têm o direito a folga no dia seguinte ao feriado.

7 de Setembro / Quarta-feira – Independência do Brasil

O feriado de 7 de setembro será um momento importante para o Brasil, já que marcará o início da independência do país. De acordo com especialistas, a data histórica deve proporcionar apenas um dia de descanso, sendo os demais dias reservados para o trabalho. Estabelecimentos como restaurantes e bares podem funcionar normalmente nesse período.

12 de Outubro / Quarta-feira – Nossa Senhora Aparecida

Assim como o Natal, o feriado de 12 de outubro é um dos que dá apenas um dia de descanso. Por mais que o motivo oficial da folga seja a homenagem à Nossa Senhora Aparecida, é comemorado também o Dia das Crianças, uma data importante para quem tem criança na família.

2 de Novembro / Quarta-feira – Finados

É natural que, neste dia, as pessoas se sintam mais introspectivas e que procurem o conforto da família para relaxar. Além disso, é importante respeitar os limites de cada um e não forçar a convivência com quem está passando por um momento delicado.

15 de Novembro / Terça-feira – Proclamação da República

Mais um feriado prolongado. O último do ano. Se você não conseguiu viajar em abril, essa pode ser a oportunidade de dar aquela escapada.

25 de Dezembro / Domingo – Natal

Para quem trabalha no comércio, o Natal é um dos períodos mais agitados do ano. Já para os consumidores, a data pode ser sinônimo de diversão e gastos extras. Isso porque as lojas preparam promoções especiais e oferecem descontos significativos nos produtos. Por outro lado, o feriado de 25 de Dezembro é ideal para descansar junto com a família 31 de Dezembro / Sábado – Ano Novo 2023 (ponto facultativo após 14h).

31 de Dezembro / Sábado – Ano Novo 2023 (ponto facultativo após 14h)

Cada segmento do mercado terá um comportamento diferente neste feriado. Quem trabalha em restaurantes, bares e hotéis pode ter sua folga substituída por uma noite agitada de trabalho. Já para quem está em outros segmentos, o descanso começa de tarde e vai durar mais de 24 horas. Lembrando que 1º de janeiro é feriado nacional, todos podem aproveitar

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. Por isso, é importante que você esteja preparado para esse momento e ofereça promoções, descontos e outras formas de atrair o consumidor. Assim, você pode ampliar sua lucratividade nesse período.

ARKA Online Contabilidade

A ARKA Online é um escritório de contabilidade que oferece serviços para empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido. Além disso, oferecemos serviços para o empregador doméstico com a folha de pagamento da doméstica. Deixe a burocracia com a gente! Cuidamos de tudo para que você possa se concentrar no seu negócio e na sua família.

Leia: Herdeiros e as Dívidas do Familiar Falecido