FGTS Digital e as novas exigências

Tempo de leitura: 1 minuto

Já no ano que vem, os profissionais de Departamento de Pessoal e de Recursos Humanos vão ter que se adaptar às novas exigências trazidas pela entrada em vigor do FGTS Digital.

O FGTS Digital foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de automatizar a burocracia em torno dos encargos da folha de pagamento.

A nova ferramenta será integrada ao eSocial, sistema também desenvolvido pelo Governo Federal e que agiliza a liberação de direitos ao trabalhador.

Outra etapa desse processo, que vai entrar em vigor em 2024, irá substituir a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).

Com a vigência do FGTS Digital, o portal web estará acessível para as empresas e por meio dele será possível emitir as guias de pagamento do fundo. Trata-se de um avanço em direção ao fim do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip) e da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e Contribuição Social (GRRF) .

Uma das mudanças que merece a atenção neste primeiro momento é o novo prazo para o pagamento que, atualmente, é até o dia 7 do mês seguinte. Com o FGTS Digital, o vencimento será dia 20 e, assim, unificará a data de vencimento do FGTS com outros tributos.

 

 

Leia também: Termina nesta quarta-feira (30) o mutirão para renegociação de dívidas com bancos e Receita

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade