Nota Fiscal: por que é tão importante emitir?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você, leitor, compreende o que é e qual é a importância por trás da emissão de Nota Fiscal para uma empresa?

Estamos falando de uma das várias obrigações de uma empresa. Além disso, o hábito de emitir notas fiscais proporciona diversas vantagens para um negócio como, por exemplo, garantir os direitos dos seus consumidores.

Deste modo, é fundamental que todo e qualquer empreendedor compreenda o papel cumprido por uma Nota Fiscal. O foco passa por não correr o risco de ignorar a sua emissão e manter uma empresa em dia com as suas obrigações.

Sendo assim, continue a sua leitura e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a emissão de Nota Fiscal. Aproveite também para encontrar respostas a todas as suas dúvidas relacionadas a este assunto!

Confira também o nosso artigo sobre: eSocial Doméstico: veja como registrar o reajuste do salário mínimo 2021.

O que é uma Nota Fiscal?

A Nota Fiscal se apresenta como um documento emitido no ato de compra, venda ou transferência de um produto ou bem. Com isso, a sua emissão é uma das várias obrigações que devem ser cumpridas pelos empreendedores à frente de um negócio.

Ao emitir uma Nota Fiscal, uma empresa está prestando contas aos órgãos regulamentadores no que diz respeito ao recolhimento de tributos.

Dessa forma, ao não ter o hábito de emiti-las, uma empresa pode ser autuada no ato de “sonegar impostos”. Ou seja, é de extrema importância que os empreendedores busquem enquadrar um negócio da forma correta.

Isso porque, para que uma empresa possa emitir Nota Fiscal, é necessário, após o registro do CNPJ, verificar com a secretaria da fazenda de seu estado, quais são as especificidades relacionadas ao cumprimento desta obrigação.

Qual a importância da Nota Fiscal eletrônica?

Como foi possível compreender, a emissão da Nota Fiscal eletrônica se apresenta como uma obrigação para as empresas.

A sua emissão deve ocorrer sempre que uma empresa vender, comprar ou fazer a transferência de produtos e bens. Sendo que este processo pode acontecer tanto para um cliente como também para fornecedores.

No corpo de uma Nota Fiscal eletrônica, é possível obter uma série de informações relevantes, como por exemplo:

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • Endereço;
  • Inscrição estadual;
  • Dados sobre o produto (Tipo, série, modelo etc).

Sendo assim, é de extrema importância que um empreendedor não se esqueça de emitir as suas notas fiscais. Isso porque, a sua emissão se apresenta como uma prova de que as empresas estão pagando os seus impostos.

Além disso, a Nota Fiscal se apresenta como um dos direitos dos consumidores. Ela permite que, em casos de produtos adquiridos com defeitos, seja possível exigir a sua substituição ou até mesmo restituir o valor pago.

Confira também o nosso artigo referente ao assunto: Planejamento Tributário 2021: Você já fez o seu?

Quais os benefícios da emissão de notas fiscais?

O Governo criou a NF-e em 2008, com o objetivo de proporcionar uma maior praticidade, agilidade, segurança e controle fiscal. Afinal de contas, a tecnologia tem como propósito principal otimizar certas atividades.

Desta forma, tanto a empresa como também o comprador pode se beneficiar por meio da emissão de uma Nota Fiscal eletrônica. Com isso, confira a seguir algumas das principais vantagens por trás desta obrigação:

Benefícios para a empresa:

Dentre os principais benefícios da emissão de notas fiscais para as empresas, nós podemos citar os seguintes exemplos:

  • Redução de custos (impressão, envio etc);
  • Maior otimização do tempo;
  • Aumento da produtividade;
  • Segurança e sigilo de informações;
  • Aumento do espaço físico da empresa.

Além disso, aproveite para ler o nosso artigo sobre o tema: Como enquadrar empresas no Simples Nacional?

Benefícios para os compradores:

Engana-se quem pensa que os benefícios de uma Nota Fiscal se limitam apenas para as empresas. Afinal, os consumidores também podem se beneficiar das seguintes formas:

  • Garantia dos seus direitos (troca e restituição);
  • Minimizar as chances de erros no preenchimento;
  • Criação de um padrão dos contatos com a empresa;
  • Entre outros.

Sendo assim, está mais do que comprovado que, além de ser uma obrigação, a emissão de Nota Fiscal de uma empresa traz consigo uma série de vantagens.

Além disso, uma empresa pode se livrar de problemas que seriam enfrentados caso ela não emita as suas notas fiscais. Estamos falando de multas e até mesmo penalidades referentes a sonegação de impostos.

O que você achou do nosso artigo? Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco por meio do campo destinado para comentários!

Quer saber como a ARKA Online pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!