Orientação profissional: Principais métodos

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos em orientação profissional temos três modalidades dominantes para orientar uma pessoa em sua vida profissional ou carreira, e estamos nos referindo ao coaching, mentoring e o counseling.

Orientação profissional
Orientação profissional

Essas três metodologias são as mais indicadas entre tantas práticas e teorias aplicáveis à melhoria profissional do indivíduo no mercado de trabalho e de gestão.

Os três métodos podem ser complementares, mas são distintos entre si, sendo de plena escolha ou profissional a possibilidade de escolher e aplicar a melhor metodologia.

Mas, neste artigo iremos nos concentrar mais no coaching por se tratar de um método em constante evolução e mais acessível nos tempos atuais.

A orientação profissional

Ela se refere a uma atividade dedicada para a escolha e manutenção de uma carreira em determinada profissão. Ressaltando que o processo de formação e exercício de uma determinada profissão exige formação especializada e constante atualização.

Lembrando que o processo de orientação na área profissional surgiu nas recentes décadas com o objetivo de orientar os jovens em relação a uma escolha profissional, porém ,nos tempos atuais, tem atendido outros públicos como profissionais que pretendem trocar de área ou crescer de forma diferente na mesma carreira.

Objetivos iniciais

Dentre os primeiros objetivos, a orientação é oferecer pleno desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades, incluindo uma nova visão de vida e de atuação profissional.

Ajuda, principalmente, na escolha de caminhos profissionais, construção de novos projetos de vida e de carreira.

A importância do coaching

Dentre os processos orientadores podemos destacar o trabalho do coaching, estabelecendo uma relação de treinador (coach) e de orientado ou treinado (coachee), indicado para auxiliar o potencial profissional na compreensão de seu atual estado de habilidades e vulnerabilidades, usando técnicas e ferramentas conceituais e práticas para elaborar novos projetos, objetivos e metas.

Dentre as principais responsabilidades busca despertar no orientado as suas melhores potencialidades focando sempre no objetivo principal, mas ressaltando que o coach jamais determinará a meta ou o caminho a ser seguido, mas incentivará o coachee (orientado) a enxergar seus próprios caminhos com organização.

O valor do aconselhamento

Seja no escopo do coaching ou de outros métodos de orientação profissional, o aconselhamento e a troca de experiências são fundamentais para ajudar na descoberta de novos objetivos, atuação positiva frente ao autoconhecimento, geração de reflexões e novas responsabilidades.

Principalmente para os mais jovens que buscam identificar uma vocação ou caminho profissional mais válido e oportuno para vida, a orientação é um fator de impacto para gerar mais segurança para a tomada de decisão.

É fundamental que a pessoa sinta bastante segurança em relação à metodologia orientadora com forma de otimizar tempo, evitar desgaste e poder alcançar melhores objetivos.

O processo deve ser bastante franco e direto, mantendo a ética entre todas as partes conforme o estabelecimento dos objetivos.

Coaching ou psicoterapia?

Não podemos confundir o coaching com a psicoterapia, ainda mais quando discutimos os limites de atuação do coach. A psicoterapia é um conjunto de sessões orientadas e aplicadas por um psicólogo com outra abordagem a respeito da saúde mental do indivíduo.

O coaching se relaciona com os objetivos profissionais e de crescimento de negócio do profissional, mesmo utilizando algumas técnicas de gatilhos psicológicos mas sem adentrar no espectro psicológico.

E, na prática, os objetivos de ambos são bastante distintos, mesmo sendo similares no processo de aprimoramento do ser humano, tendo toda cautela com altas condições para evolução do profissional.

A metodologia coaching

Em relação à orientação profissional, a metodologia do coaching procura gerenciar as melhores habilidades do orientador e do coachee dando a direção correta para a realização de determinado projeto e objetivo.

As principais ferramentas, aplicadas de modo objetivo, ajudam a aprimorar o ser humano o capacitando da melhor maneira para o seu pleno desenvolvimento, para expansão de sua inteligência emocional, resiliência e aplicação de novas técnicas para a gestão de tempo e de recursos.

A atividade do coach tem sempre como objetivo partir do atual momento presente do orientado, visando sempre potencializar suas principais capacidades, organizar seu tempo presente e futuro, determinar os objetivos mais específicos e mensurar os passos a serem dados.

Por outro lado, a psicoterapia é uma responsabilidade de psiquiatras e de psicólogos que tratam da saúde mental do indivíduo não tendo como meta os objetivos profissionais.

No contexto da psicoterapia o indivíduo é atendido com procedimentos psicoterapêuticos para ajudar a pessoa a superar problemas de ordem emocional, psicológica e mental.

Dependendo do quadro do orientado, a psicoterapia pode incluir pontos de orientação profissional, de forma a elucidar um tratamento mais universalizado, mas isso ocorre de modo mais específico e não obrigatório para consumar um projeto orientador.

Seja com a ajuda de um coach ou de um profissional que domina outras técnicas, a orientação dedicada para a área profissional é fundamental sempre.

Conclusão

Seja na vida pessoal ou profissional é importante saber onde se deseja chegar. Mais notadamente na carreira é importante ter alto nível de comprometimento para gerar conhecimentos, planejar corretamente e obter melhores resultados.

Leia também: Entenda a diferença entre Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade