Fique por dentro das novidades do eSocial para 2023

Tempo de leitura: 2 minutos

É importante que os empregadores e profissionais estejam sempre por dentro das novidades do eSocial.

O Governo Federal criou o eSocial para simplificar o cumprimento das obrigações trabalhistas. Esse sistema sempre passa por atualizações e, por esse motivo, é importante ficar ligado e acompanhar as mudanças.

Novidades do eSocial para 2023
Novidades do eSocial para 2023

Continue a leitura e saiba quais foram as atualizações desse sistema para o ano que vem.

Novidades do eSocial para 2023

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), instituído pelo Decreto nº 8373/2014, é utilizado pelos empregadores e tem a finalidade de registrar os eventos e cumprir as obrigações relacionadas às relações de trabalho.

Perder as atualizações desse sistema pode complicar a vida do empregador. Por isso, trouxemos as novidades do eSocial para 2023 de forma bem objetiva.

Veja abaixo algumas novidades do eSocial para o ano que vem:

  • Login: O login será alterado ainda em dezembro de 2022. O código de acesso será substituído pela conta Gov.br, nível prata ou ouro.
  • Nova versão do ambiente de produção: A versão S-1.1 do ambiente de produção do eSocial será implantada no dia 16 de janeiro de 2023. A implementação dessa nova versão está seguindo um cronograma, a fim de proporcionar uma melhor adaptação dos empregadores que utilizam o sistema.
  • Período de convivência de versões:O período de convivência é um prazo em que a versão antiga e a versão atualizada do sistema coexistem para que os usuários do sistema se adaptem. Ao final do período de convvência, somente a versão atualizada permanece funcionando. No dia 19 de março de 2023 termina o período de convivência entre as versões S-1.0 e S-1.1.

Orientação

O eSocial fornece manuais de orientação para auxiliar a adaptação para as novas versões.

Os manuais são publicados no portal do eSocial, a fim de proporcionar aos empregadores e profissionais usuários do sistema um material de apoio que os instrua na adaptação à nova versão do sistema.

Não deixe de acompanhar as novas atualizações.

Acompanhe o nosso blog! Aqui nós te deixamos por dentro das principais novidades.

Leia também: Reajustes salariais com correção igual ou superior à inflação apresentaram o melhor índice desde 2020

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade