Reajustes salariais com correção igual ou superior à inflação apresentaram o melhor índice desde 2020

Tempo de leitura: 1 minuto

No mês de setembro, 75,1% dos reajustes salariais tiveram correção igual ou acima da inflação. Os reajustes salariais abaixo da inflação apresentaram o menor índice desde junho de 2020.

Reajustes salariais
Reajustes salariais

 

Enfim a reposição da inflação está começando a chegar no salário do trabalhador brasileiro, de acordo com o boletim Salariômetro - Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas, mensalmente divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

No mês de setembro, 75,1% dos reajustes salariais tiveram correção igual ou superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com isso, somente 24,9% dos trabalhadores ficaram abaixo da inflação, sendo que esse é o menor índice desde junho de 2020. Um em cada quatro trabalhadores brasileiros tiveram perda salarial no mês de setembro.

Em setembro, o INPC acumulado nos últimos 12 meses marcou 8,8%, mesmo índice do reajuste médio de salários.

No período de análise, registrou-se 445 acordos com piso salarial médio de R$ 1.488. Considerando que o valor médio nos últimos 12 meses foi de R$ 1.459, o reajuste salarial apresentou um bom desempenho em setembro.

A Fipe ainda disponibiliza uma previsão do Salariômetro do mês de outubro, mostrando um desempenho inicial inferior ao de setembro, com um reajuste médio provável de 8,3% e 65,9% dos acordos salariais acima da inflação.

Ainda, entre janeiro e setembro, a indústria de joalheria foi o setor com maior reajuste médio real por atividade. Em seguida, estão os setores de vigilância e segurança privada.

No outro extremo da lista, estão as empresas do setor jornalístico que tiveram reajuste médio de -3,92% no ano.

Leia também: Aposentadoria de MEI: O que preciso fazer para me aposentar?

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade