O Complexo Sistema Tributário Brasileiro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Parece não haver qualquer tipo de dúvida de que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos de todo o mundo. Toda esta burocracia tem um motivo, mas em geral traz uma série de problemas. Hoje nós estamos aqui para falar um pouco mais sobre o tema.

Por que o Sistema Tributário Brasileiro é considerado complexo?

É inevitável falar que nosso país está sempre a um passo de se tornar uma grande potência. Mas é ainda mais inevitável dizer que esta grande transformação parece nunca sair do papel.

Afinal de contas, o empreendedor brasileiro acaba encontrando uma série de situações ardilosas que impedem até mesmo de saber como andar da maneira correta.

Pagar um imposto no Brasil significa praticamente ter que fazer um minicurso de contabilidade para driblar todas as grandes dificuldades de interpretação.

Não só a carga tributária é insanamente alta, mas você também enfrenta um sistema arcaico e muitas vezes incoerente. É bastante comum encontrar leis que simplesmente entram em conflito, e como você procede neste caso?

A raiz do problema começa com um sistema tributário que funciona diferentemente para a União, para os estados e para os municípios.

Praticamente todos os anos a federação altera suas regras de cobrança específicas. Depois dela chegam os estados com mudanças praticamente diárias tentando intervir em várias áreas da economia ao mesmo tempo.

E em terceiro lugar, temos um país com quase 6000 municípios no total. Sendo que a maioria deles também vai ter uma regra de tributação própria, com cálculos extremamente arbitrários e complicados.

Isto sem contar a grande quantidade de impostos que são mascarados com o nome de Taxa de Contribuição. Onde praticamente você tem um imposto vinculado a algum tipo de atividade social.

Leia também: Decore Eletrônica – Comprovante de Rendimentos do Empresário

Como resolver o problema?

A tarefa é realmente complicada, afinal de contas estamos em um país onde ainda há muita ignorância sobre assuntos políticos básicos.

Por isso, a principal solução seria encabeçar um projeto de reforma tributária, principalmente evitando a questão do repasse de tributações da federação.

O valor não necessariamente precisaria cair muito, mas somente uma boa enxugada nas regras atuais traria um grande alívio e agilidade para os processos.

Entretanto, sempre que algo do gênero tenta ser pautado as propostas iniciais são imediatamente rejeitadas e novos impostos e regras são colocados no lugar.

Basicamente, quando se mexe neste vespeiro muitas pessoas enxergam a possibilidade de criar mais alguma taxa de contribuição para ajudar um grupo e assim ganhar mais votos ou atender a seus eleitores.

A falta de debate e engajamento nesta situação é algo realmente preocupante.

Como se prevenir desta situação

O Sistema Tributário Brasileiro dificilmente vai se resolver nos próximos anos. E ainda que isto aconteça não irá demorar muito até que ele encolha novamente para a situação inicial.

Então, a melhor maneira de garantir resultados positivos é se protegendo contra falhas. Já que a maioria delas será involuntária, afinal de contas ninguém quer colocar a cabeça a prêmio.

Algumas das melhores propostas para se adaptar são:

1 - Contratar profissionais especializados no ramo

Sempre foi a primeira solução a ser adotada pela maioria das empresas contratar profissionais da área. Entretanto, é importante dizer que a escolha nem sempre é a mais econômica possível.

Ter um bom profissional de contabilidade, ou no caso de uma empresa maior uma equipe inteira, é realmente uma segurança maior para não cometer erros.

Entretanto, é importante perceber que você não deve separar uma quantia grande do seu orçamento só para calcular impostos corretamente.

Afinal de contas, você precisa de investimentos para crescer, além de garantir reservas financeiras para imprevistos.

2 - Contratar um software jurídico, de preferência um ERP

Uma outra saída para manter tudo de maneira mais segura e rápida é contratar um software especializado. Os ERPs são opções bastante interessantes, pois ajudam no controle e administração de toda a empresa.

Desde o chão de fábrica, almoxarifado, estoque, administração, vendas, CRM e outros locais, tudo passar por um sistema ERP que se  encarrega de acompanhar os processos.

O valor é geralmente um pouco elevado, além de requisitar a presença de um profissional de TI que seja capaz de operar o sistema. Mas os resultados podem ser vistos rapidamente.

3 - Contar com uma boa consultoria/assessoria para vários casos

Diferente das duas opções anteriores, existe uma outra tendência que cresceu bastante no meio corporativo. Este é o caso das consultorias/assessorias, que são empresas que vão auxiliar neste processo.

Desta forma você não precisa contratar um número enorme de profissionais via CLT ou PJ. Pois o processo será feito por uma equipe já estabelecida que atenderá a sua e outras empresas.

Todos os participantes são selecionados à dedo e experienciam os processos para garantir uma excelente adaptação dos fluxos de trabalho.

O valor é muito mais acessível, além de garantir um tratamento especializado e a prova de erros. Até mesmo é possível contar com o uso de uma ferramenta de software, como na segunda opção, mas por conta da empresa em si.

Então está se torna a melhor escolha para MEI, Microempresa, pequenas empresas e até mesmo as de porte médio. E não é difícil encontrar outras gigantes do mercado que suplementam sua equipe interna com o trabalho de outras terceirizadas.

Considerações finais

Tudo sobre o Complexo Sistema Tributario BrasileiroTudo sobre o Complexo Sistema Tributario Brasileiro

Então, é isso, não se pode prometer nenhuma mudança em pouco tempo. Os desafios estão aí e a tendência é que tudo se complique ainda um pouco mais antes de começar a melhorar.

Entretanto, ter profissionais capacitados fazendo o trabalho pesado é uma das melhores maneiras de se proteger de grandes problemas. Até porque você não vai querer perder um valor que poderia ser investido em crescimento pagando uma multa de ICMS.

Para te ajudar, nós da ARKA prestamos um serviço incrível focado para pequenos e médios negócios. Trazendo um quadro profissional especializado por um valor que cabe no seu bolso.

Confira mais sobre o nosso trabalho entrando em contato conosco através deste link.

Então por hoje é isso, esperamos que estas informações tenham sido válidas. Mas se ainda existem algumas dúvidas, conte conosco!

Contrate a ARKA Online

Somos um escritório de contabilidade online especializado em empresas de médio e pequeno porte, com uma equipe qualificada e sistemas modernos e personalizado.

Entre em contato com a ARKA Online pelo site htps://www.arkaonline.com.br/contabilidade

Envie mensagens pelo WhatsApp (61) 99804-0481 ou 99612-5242, para tirar suas dúvidas.

Conte com ajuda especializada

Conte com a Arka Online! Nós cuidamos de toda a parte burocrática para que você tenha tranquilidade e tempo de sobra para cuidar de outras questões. 

Executamos com sigilo e qualidade os serviços contábeis mais requeridos por quem deseja contratar. Além disso, também oferecemos assessoria tributária e trabalhista completa. 

Entre em contato conosco e saiba mais informações a respeito de nossas especialidades! 

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e aprenda também sobre: MEI – Microempreendedor Individual